5 Dicas para você economizar na reforma de sua casa
Seja porque você deseja dar uma nova cara ao seu lar, seja porque as estruturas atuais precisam de melhorias, uma coisa é certa: reformas requerem bastante dinheiro e, frequentemente, vêm acompanhadas de muita dor de cabeça. Para evitar contratempos, siga com a leitura e saiba como economizar na reforma do seu imóvel.
O interesse por reformas em casas e apartamentos vem crescendo desde o ano passado. Por permanecer mais tempo em casa, devido à quarentena, com home office e escolas com aulas online, moradores têm buscado readaptar o imóvel às atuais necessidades.
Para que você possa evitar o máximo possível de dificuldades, confira algumas dicas que te ajudarão a economizar e também a prevenir possíveis incômodos e imprevistos durante as obras.
5 dicas para economizar na reforma da casa
1 – Tenha uma reserva financeira que custeie a obra toda ou parte dela
Antes mesmo de começar a obra, é importante pesquisar qual será, aproximadamente, o valor total do investimento. Dessa forma, você se mantém relativamente prevenido contra imprevistos financeiros, e pode garantir que, caso eles ocorram, você não precisará retirar dinheiro da reserva feita para outras finalidades. Outra dica nesse tópico é a seguinte: você pode aumentar o seu orçamento da reforma se possuir um bem que deseja vender.
2 – Procure o melhor financiamento
Caso você não tenha uma reserva financeira, é fundamental que escolha o melhor financiamento para a obra. Algumas instituições oferecem linhas de crédito especiais para reformas de casas. Pesquise com paciência e atenção e escolha uma opção que não comprometa as suas finanças.
3 – Elabore e siga o projeto
Um dos pontos relacionados a como economizar na reforma da casa é a elaboração de um projeto de reforma do imóvel, que precisa ser bem detalhado. Ele deve deixar claro quais são as suas prioridades e buscar soluções de forma ágil – sem perder o bom gosto. Além disso, o projeto deve ser seguido com disciplina. Assim, você não foge do orçamento previsto.
Buscar auxílio profissional nessa tarefa – com a contratação de engenheiros e arquitetos – pode parecer um custo extra à primeira vista. Porém, ao final, essa decisão pode resultar em mais economia. Esses profissionais possuem conhecimento e experiência na área, por isso, são capazes de otimizar o seu projeto, evitando desperdício de tempo e de material, e também assessorando a obra na escolha de itens, para que você consiga unir preço baixo e qualidade.
4 – Faça uma planilha de custos
Buscar materiais durante o andamento da reforma ou ter surpresas no momento de verificar o preço da mão-de-obra são problemas que afetam não apenas o orçamento, mas também o seu tempo. Por isso, elabore uma lista minuciosa com todos os itens nos quais você precisa investir e também as quantias destinadas à contratação de profissionais que farão parte da obra.
5 – Contrate profissionais de confiança
Converse com familiares e amigos e busque indicação dos profissionais que farão parte da obra. É importante que pessoas de confiança estejam envolvidas nesse processo, afinal, isso pode evitar desperdício de investimento, contratação de um profissional que não atenda aos seus requisitos, gastos extras e possíveis atrasos na reforma.
E se a reforma for no apartamento?
Quando se trata de apartamento, é necessário solicitar ao condomínio autorização para a realização das obras, seguindo as regras regulamentadas pela Norma de reformas ABNT – NBR 16280.
Entre as determinações da legislação está a necessidade de o morador apresentar um plano de reforma ao síndico, bem como um documento assinado por um engenheiro ou um arquiteto. Além disso, qualquer alteração feita na edificação – inclusive as executadas dentro das unidades – deve ser comunicada ao síndico.
Também devem ser respeitadas as regras do horário de silêncio em prédios e condomínios. No caso específico de obras, o horário para reforma residencial, em geral, é das 8h às 17h. Porém, isso pode variar de acordo com o Regulamento Interno e as regras de reforma em apartamento do condomínio.
Upgrade de imóvel também é solução
Muitas vezes, a reforma pode acabar sendo complexa e uma solução pode ser um upgrade de imóvel. Essa também tem sido uma tendência da quarentena, uma vez que as famílias têm considerado imóveis com mais espaço e acesso a áreas externas como varandas e quintal.
Ao analisar essa opção, a permuta ou mesmo a venda do atual imóvel para a compra de outro estão entre as possibilidades de negócio. Também é comum pessoas que desejam mudar o tipo de moradia: sair de um apartamento para uma casa ou vice-versa.
Confira aqui um artigo do nosso blog sobre as vantagens de morar em casa e em apartamento para ajudar você a se decidir.
E se precisar de ajuda para encontrar o melhor imóvel em Caxias do Sul, conte com a Prolar. Com mais de 50 anos de atuação no mercado imobiliário, somos uma imobiliária com foco no atendimento personalizado, em que a sua melhor experiência é priorizada.
Com duas sedes localizadas em pontos estratégicos de Caxias e com atendimento online para sua comodidade, na Prolar você conta com uma equipe de especialistas para fechar o melhor negócio.
Então, já sabe: na hora de fazer um upgrade de imóvel, fale com a gente! Se preferir reformar, também estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.