Além de todos os atrativos que fazem parte do tradicional evento literário de Caxias do Sul, quem visitar a 36ª Feira do Livro de Caxias poderá conferir outra iniciativa cultural inédita: a Galeria do Sarau Cultural Virtual da Prolar #arteprolardagente, promovida pela Prolar Imobiliária Inteligente em comemoração às suas cinco décadas de história, tendo foco na responsabilidade social com a cultura e a educação como pilares. Na galeria – que ocupa o corredor coberto que liga o palco à Casa da Cultura – estarão expostos painéis com QR Codes e link para acesso virtual aos oito projetos vencedores do edital de fomento à cultura promovido pela Prolar. A Galeria Virtual pode ser conferida em arteprolardagente.com.br.

O edital foi uma ação para auxiliar a classe artística, bastante impactada pela pandemia, e contou com um total de 40 projetos inscritos, todos com elevada qualidade no conteúdo proposto. Destes, a Comissão de Avaliação e Seleção escolheu os vencedores nas oito categorias, dentro do tema “um novo tempo pro lar da gente”: audiovisual; artesanato; circo; culturas populares; dança; leitura e literatura; memória e patrimônio; e teatro. A iniciativa financiou os oitos projetos culturais inéditos selecionados, de artistas residentes em Caxias do Sul, com R$ 1,5 mil cada – totalizando um aporte privado de R$ 12 mil pela Prolar. A disseminação dos trabalhos vencedores está acontecendo por meio digital, nas plataformas escolhidas pelos proponentes, com acesso gratuito, e na landpage arteprolardagente.com.br.

“O edital que promovemos serviu para incentivar e fomentar a produção cultural na cidade. Agora, vamos aproveitar a Feira do Livro para dar uma visibilidade maior aos oito artistas vencedores do edital e amplificar a disseminação de suas obras. Assim, além de cumprirmos nosso objetivo mais imediato de apoiar a classe artística neste período difícil, também oportunizamos mais um espaço de criação de beleza e de reflexão individual e coletiva para a nossa cidade”, pontua Thiago Dalla Vecchia, sócio-diretor da Prolar e gestor do grupo Cardume, responsável pelas políticas de responsabilidade social da imobiliária. Ao longo de cinco décadas, a Prolar tornou-se referência em locações, compra e venda de imóveis e gestão de condomínios na Serra Gaúcha.

Projetos contemplados nas oito áreas do edital, com o tema “um novo tempo pro lar da gente”:

AUDIOVISUAL
Projeto: Para além de estar em casa
Proponente: Flóra Simon da Silva
Avaliadora: Flávia Seligman

ARTESANATO
Projeto: Natureza Musical
Proponente: Leonardo de Paula
Avaliadora: Ana Flávia de Vasconcellos Baldisserotto

CIRCO
Projeto: No tempo do meu coração
Proponente: Micheli Liziani de Oliveira dos Santos
Avaliador: Luciano Fernandes

CULTURAS POPULARES
Projeto: Cirandeira
Proponente: Vanessa Carraro Armiliato
Avaliador: Thiago Dalla Vecchia

DANÇA
Projeto: O espaço da casa como laboratório criativo em vídeo dança
Proponente: Jéssica Cristiane Viganó
Avaliadora: Carlla Bublitz

LEITURA E LITERATURA
Projeto: Uma história para te contar
Proponente: José Henrique Alves de Castilhos
Avaliadora: Sônia Maria Zanchetta

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Projeto: Podcasts: Memórias de Galópolis
Proponente: Geovana Erlo
Avaliadora: Vania Beatriz Merlotti Herédia

TEATRO
Projeto: Se a quarentena são 40 dias, como chamar 180?
Proponente: Miguel Beltrami
Avaliadora: Yael Prizant

Confira os oito trabalhos vencedores do edital na Galeria Virtual: arteprolardagente.com.br