Comprar, alugar ou vender um imóvel são processos que exigem muita cautela, planejamento e conhecimento de mercado. Por isso, o ideal é que toda negociação relacionada ao mercado imobiliário seja feita com o apoio de uma imobiliária de confiança. 

Aqui na Prolar, imobiliária em Caxias do Sul, entendemos que investir em imóveis é uma das estratégias mais seguras que existem em termos de rentabilidade. Isso porque, o imóvel é um bem fixo que, inclusive, pode valorizar ao longo do tempo se sua escolha for bem feita. 

Principalmente agora, neste momento em que vivemos um cenário totalmente favorável no mercado imobiliário, com redução de juros e flexibilidade de negociação. 

Além disso, entendemos que, por se tratar de moradia, todo imóvel deve ser escolhido com muita cautela e de acordo com as necessidades e realidade financeira de cada cliente. 

Sendo assim, neste texto explicamos o que uma imobiliária faz e como pode ajudar quem deseja vender, alugar ou comprar um imóvel com segurança. Além disso, listamos os diferenciais da Prolar como uma imobiliária em Caxias do Sul. 

Vamos lá? Boa leitura!

O que uma imobiliária faz

Uma imobiliária é muito mais que uma administradora, responsável por vender ou alugar imóveis. 

Isso porque, o mercado imobiliário é bastante complexo. De um lado, temos o proprietário, que deseja vender ou alugar o imóvel, garantindo rentabilidade ao seu investimento inicial. De outro, o candidato a inquilino ou comprador, procurando um imóvel para comprar ou alugar com agilidade, segurança e tranquilidade.

Entre essas pessoas envolvidas na negociação, há diversos fatores, como capacidade de investimento, interesses pessoais, além da realidade do mercado. E a função de uma imobiliária é justamente intermediar essas relações.

É importante ressaltar que toda imobiliária deve possuir um CRECI, que é um certificado emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Sendo assim, a primeira função de uma imobiliária é ter conhecimento de mercado para oferecer o melhor atendimento a seus clientes. 

Além disso, uma imobiliária precisa sempre buscar novos imóveis para, cada vez mais, ampliar o leque de opções em sua carteira, garantido imóveis de diversos padrões e valores aos interessados em comprar ou alugar.

Mas não só isso. Uma também deve ter como foco a qualificação de sua equipe de corretores, mantendo-os sempre atualizados sobre as tendências e momentos do mercado. Sem esquecer, é claro, do atendimento personalizado e exclusivo para responder às expectativas e grau de exigência de seus clientes.

Além disso, uma imobiliária deve estabelecer o valor de um imóvel de acordo com os preços praticados no setor. Como base, utiliza-se o valor do m² na região e as características do imóvel, como localização, número de cômodos, qualidade do acabamento, infraestrutura de lazer, vagas na garagem e potencialidade de valorização. 

O trabalho de divulgação dos imóveis em carteira também é de responsabilidade da administradora. Para isso, uma imobiliária precisa investir em anúncios em diversas plataformas, como portais imobiliários, sites de buscas e redes sociais. 

Quando proprietário e futuro morador concordam que o negócio é satisfatório para ambos, a imobiliária, através do seu braço jurídico, é responsável por elaborar o contrato de venda ou aluguel e intermediar todo o processo de negociação. 

Para isso, deve contar com uma equipe jurídica especializada, que garanta uma documentação regularizada, segurança e tranquilidade para o comprador ou inquilino e também para o proprietário.

Relação inquilino – proprietário: vantagens de contratar uma imobiliária 

Quando se trata de locação, uma imobiliária é responsável por todas as etapas de negociação, desde a avaliação do imóvel, até o encerramento do contrato. 

A seguir, listamos todas as vantagens de contratar uma imobiliária. Confira:

1 – Conhecimento de mercado

Uma imobiliária de confiança, certamente conhece muito bem o mercado onde atua e sabe calcular de maneira adequada o valor a ser cobrado pelo aluguel. A partir de uma análise técnica, que envolve diversos fatores como localização e estrutura do imóvel, a imobiliária estipula um preço que rende retornos ao proprietário, ao mesmo tempo em que é justo para o inquilino. 

2 – Divulgação do imóvel

Para encontrar atrair potenciais inquilinos, uma imobiliária de confiança investe em anúncios assertivos, divulgados em diversas plataformas, com foco em um público-alvo específico. 

São anúncios online e offline com fotografias profissionais e descrição detalhada das características do imóvel para que as pessoas certas sejam atingidas pela publicidade. Muitas delas, como a Prolar, contam com agências de marketing especializadas para realizar essa divulgação. 

3 – Análise cadastral do inquilino

Antes de elaborar o contrato de locação, a imobiliária também faz uma análise completa do histórico financeiro e da renda mensal do potencial inquilino. Tudo para garantir que não haja inadimplência ao longo da locação. 

Além disso, uma imobiliária como a Prolar, oferece uma série de garantias locatícias para facilitar a vida do inquilino e garantir tranquilidade ao proprietário.

Conheça aqui as garantias locatícias que a Prolar oferece e como cada uma delas funciona.

4 – Vistoria do imóvel

Um dos pontos mais importantes da locação, é a vistoria do imóvel. O documento define as condições em que o imóvel está no momento da entrega das chaves e determina como o inquilino deverá entregá-lo ao término do contrato.

Neste caso, a imobiliária presta auxílio em todas as etapas da vistoria, elaborando o laudo corretamente para que este seja assinado junto com o contrato de locação. 

Como dito, essa é uma etapa muito importante, pois caso o imóvel seja entregue com danos, é o documento que provará o descumprimento da obrigação do inquilino. Assim, o proprietário poderá exigir os seus direitos judicialmente, se necessário.

Além disso, caso haja qualquer tipo de descumprimento quanto a deveres e obrigações ao término do contrato, é a imobiliária quem intermediará a relação entre inquilino e proprietário. 

Prolar, em Caxias do Sul: conheça

A Prolar iniciou suas atividades no segmento imobiliário em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, em 27 de junho de 1970. São cinco décadas atuando em conexão com o mercado, desenvolvendo e implementando soluções e inovações para serviços voltados às necessidades e expectativas que os novos tempos e consumidores exigem, oportunizando experiências acolhedoras aos clientes. 

Na Prolar, desde sempre, valorizamos as preferências de atendimento dos nossos clientes, mantendo a diversidade de canais oferecidos. Assim, podemos garantir que as suas necessidades sejam atendidas de acordo com as suas preferências. 

E com os nossos canais de atendimento online, você consegue anunciar, comprar ou alugar um imóvel em Caxias do Sul pelo seu celular, sem precisar sair de casa.

A Prolar integra ainda o seleto grupo de imobiliárias brasileiras certificadas com a norma ISO 9001:2015 em todos os segmentos em que atua (vendas, locações e administração de condomínios), sendo a única da Serra Gaúcha com essa distinção. 

Vantagens de anunciar um imóvel com a Prolar

A Prolar é referência no quesito alugar e vender imóveis em Caxias do Sul e região. Trabalhamos para que o seu imóvel seja alugado ou vendido rapidamente, divulgando-o em canais onde o cliente está, buscando o match entre as necessidades do inquilino ou comprador e as soluções que possuímos em carteira. E melhor: tudo isso sem custo para você.

Além disso, entendemos os seus anseios enquanto proprietário e prestamos um atendimento consultivo a você.

A sua imobiliária em Caxias do Sul

Visite nosso site, conheça nossos serviços inteligentes. E conte sempre conosco quando o assunto for vender, comprar ou alugar imóvel em Caxias do Sul e região. 

Visite o site da Prolar