Prolar - Imobiliária Inteligente

Nós já publicamos um artigo abordando especificamente sobre os problemas que são deveres do síndico de condomínio. Nele, explicamos quais são as situações delicadas que podem surgir. Agora, nesse artigo que você está lendo, conhecerá os desafios dos síndicos na gestão de condomínio

A rotina de um síndico envolve: elaboração de assembleias, prestação de contas, cobranças, orçamentos, manutenções constantes, zelar pela boa convivência entre os moradores etc. Não é uma missão fácil, mas aqueles que contam com uma boa administradora não precisam se desesperar.

Vamos mostrar que é possível manter a ordem e solucionar problemas de forma rápida e eficaz, para você exercer a melhor gestão de condomínio. Continue a leitura e veja como fazer!

Intermediação nos canais de comunicação interna

Por ser a pessoa responsável pela boa convivência do condomínio, o síndico também desempenha o papel de exercer e intermediar a comunicação interna. Saber distinguir as necessidades e construir uma ponte de diálogo entre todos é uma atividade de grande relevância, mostrando predisposição a ouvir, amenizando e resolvendo todas as dificuldades que possam vir a ocorrer.

Hoje, os síndicos podem utilizar os recursos da tecnologia e compartilhar com os moradores dados pertinentes ao andamento da administração do condomínio em tempo real. Por meio do WhatsApp, por exemplo, que é um canal de comunicação muito comum entre a maioria das pessoas, é possível trocar mensagens instantâneas sobre as informações do dia a dia, bem como mostrar uma participação ativa dentro da vida do condomínio.

Mediar conflitos entre moradores

A convivência de várias pessoas em ambientes coletivos pode gerar uma série de atritos por diversos motivos, sejam eles barulho de animais ou crianças, uso indevido de espaços coletivos, descumprimento de normas, maus cheiros, inadimplência, dentre outros.

O papel que deve ser desempenhado pelo síndico é intervir sobre todos os conflitos e amenizá-los o mais breve possível antes que as brigas entre os moradores se tornem uma bola de neve e se perca o controle sobre elas.

Para isso, é fundamental a intermediação nos canais de comunicação interna, como explicamos no tópico anterior. Diálogo, desde que praticado com empatia e educação, contribui muito na resolução de problemas de forma rápida e objetiva.

Manter a manutenção de condomínio em dia

Outro desafio é manter a manutenção do condomínio em dia. Nesse caso, é necessário ficar de olho na estrutura do condomínio, para prever obras e manutenções. 

Com uma boa administração e planejamento do orçamento, tudo ficará mais fácil, mas para todos os condôminos ficarem contentes, cuide do condomínio e, antes de realizar obras necessárias, fazer orçamentos e aprová-los em assembléias com os demais moradores.

Para tanto, tenha em mãos uma lista de contatos para contratação de fornecedores dos principais serviços, que ofereçam mão de obra qualificada, bom preço e respeitem o prazo de entrega. Faça uma seleção criteriosa de profissionais qualificados para desempenhar todas as demandas a fim de evitar insatisfação com os demais moradores.

Controlar a inadimplência no condomínio 

Para arcar com os custos da manutenção, segurança, funcionários e serviços gerados no decorrer dos dias, é necessário que todos os moradores assumam as suas responsabilidades e paguem as taxas condominiais em dia. Contudo, são raros os casos em que 100% dos inquilinos cumpram com este compromisso. Aí vem um problema para o síndico gerenciar: a inadimplência – pode não ser um bicho de sete cabeças, mas vai trazer uma boa dor de cabeça até você encontrar a solução.

E assim, se faz necessário que o síndico controle essa tarefa e faça cobranças para que não haja desfalque no caixa ou fundo de reserva do condomínio.

Fazer prestação de contas em condomínio 

Cabe ainda ao síndico a função de apresentar em assembléia geral uma prestação de contas. Para isso, é necessário ser o mais transparente possível, deixando bem claro em um relatório todas as despesas, receitas, inadimplências e os resultados finais gerados a partir de todas as movimentações financeiras durante a sua gestão.

Manter o regulamento de condomínio atualizado

O regulamento de condomínio pode, e deve, ser alterado de acordo com as novas necessidades que surgirem para os condôminos, desde que as novas normas mantenham a segurança e conforto de todos em harmonia. 

Conte com uma administradora de condomínio

Para realizar todas essas tarefas que citamos, é importante contar com uma administradora de condomínio pelos principais motivos: tempo de resolução de problemas e conhecimento jurídico. 

Quanto mais o síndico demora para solucionar um problema, mais insatisfeitos os condôminos ficam. Mas, para resolver todos os desafios da gestão de condomínio, o síndico precisa de ajuda. 

Aqui na Prolar, nós oferecemos soluções de condomínio para ajudar na gestão do síndico. Temos diferentes pacotes e você pode solicitar uma proposta! Estes são os serviços que oferecemos:

  • Assembléias;
  • Assessoria contábil;
  • Prestação de contas;
  • Recursos humanos;
  • Cobrança;
  • Assessoria jurídica;
  • Arquivamento e digitalização de documentos;
  • Orçamentos e manutenções de condomínio.

Atendimento online

Aqui na Prolar, a gente já pratica o atendimento online há muito tempo e temos canais específicos para clientes que adquirem nossas soluções de condomínio.

No nosso site tem mais detalhes sobre cada um desses serviços e você pode entrar em contato conosco para tirar dúvidas e entendê-los melhor. Além disso, aqui no nosso blog tem mais conteúdos para você conferir! Continue navegando no nosso site para descobrir cada vez mais.

Prolar - Imobiliária Inteligente

Este artigo foi produzido pela Prolar - Imobiliária Inteligente. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!