O mercado imobiliário brasileiro continua aquecido e com os  juros do setor na mínima histórica – este é um momento bastante favorável para quem deseja investir em imóveis, tanto para ganhar com a valorização quanto com aluguel. Porém, é preciso estar atento a alguns pontos que podem tornar o negócio mais seguro e rentável. Por isso, trazemos neste post algumas dicas para investir em imóveis em Caxias do Sul. Acompanhe!

Dicas para investir em imóveis

O investimento em imóveis é um dos mais seguros que existe. Ao optar pela compra, você garante um patrimônio próprio que, diferentemente do investimento em ações, por exemplo, não sofre com as oscilações do mercado financeiro.  

No entanto, ainda que exista toda essa segurança em torno do investimento em imóveis, é preciso conhecer muito bem o mercado, analisar com cuidado as opções e saber identificar as melhores oportunidades. 

Confira, a seguir, 6 dicas para investir em imóveis para que você possa realizar o melhor negócio!

1 – Busque informações sobre o mercado imobiliário

Para investir em imóveis, não basta saber se a compra vai dar certo ou não. Pesquise, conheça e esteja sempre por dentro dos valores de mercado, do crescimento da região onde estão os imóveis do seu interesse e das leis referentes ao setor imobiliário. Se pretende alugar, acompanhe também o aumento e a queda dos aluguéis. 

Além disso, em caso de imóveis novos ou imóveis na planta, não economize tempo de pesquisa sobre a incorporadora/construtora com a qual você pretende fazer negócio. Busque pela reputação da empresa na internet e na cidade, verifique a opinião de amigos, analise em quais projetos ela está envolvida e faça todas as perguntas que julgar necessário. Esse é um dos primeiros passos que você deve dar quando decide investir em um imóvel e garantir que o investimento seja feito com segurança.

2 – Conheça e avalie bem as opções

Existem muitas opções no mercado imobiliário para quem deseja investir. Entre elas, terrenos, imóveis na planta, imóveis prontos, imóveis para reformar e imóveis retomados. Cada uma delas traz suas vantagens e características próprias.

São várias as faixas de preço que você pode escolher, das construções mais populares até o mercado de luxo, entre oportunidades comerciais e residenciais. Há pessoas que procuram se especializar em um determinado perfil, enquanto outras acabam diversificando seus investimentos. O mais indicado é descobrir um formato que atenda melhor aos seus projetos, expectativas e necessidades.

Investir em terrenos

O investimento em terrenos, por exemplo, é uma das melhores formas de garantir um retorno maior. Tudo depende da sua disposição em esperar por um retorno  do investimento. Um dos fatores que tornam os terrenos e lotes mais rentáveis é a característica da expansão das cidades brasileiras. Portanto, se você vê que uma região da sua cidade está em expansão, não hesite em investir em um terreno nesse local ou em áreas próximas. 

Nesse caso,  as chances do terreno ser um alvo de construtoras ou outras empresas no futuro são altas. Enfim, a região pode se valorizar e você poderá lucrar muito com o investimento. 

Investir em imóveis na planta

Já, ao investir em imóveis na planta, a principal vantagem é o valor mais baixo em relação ao imóvel pronto ou nas fases finais de construção. É possível comprar um imóvel na planta e revendê-lo um tempo depois pelo dobro do valor pago. 

Para comprar um imóvel na planta, geralmente é necessário o pagamento de 20% a 30% do valor integral do imóvel como entrada e o restante pode ser parcelado. Porém, quanto mais recursos você tiver para dar de entrada ou no decorrer da obra, mais descontos poderá conseguir com a construtora.

Investir em imóveis prontos

No caso de imóveis prontos, você pode optar pelo investimento para revenda, contando com a valorização do patrimônio, ou para locação, que vai possibilitar a você uma renda mensal fixa. 

Nesse caso, é preciso conhecer um pouco do mercado, considerando a localização e o tamanho do imóvel. Aqueles com dois ou três quartos são, normalmente, os mais buscados pelas pessoas que procuram por aluguel. É possível encontrar também algumas casas, principalmente mais antigas que, com uma reforma, se tornam muito mais valiosas. Para isso, é preciso ter conhecimento para encontrar imóveis que tenham potencial.

Investir em imóveis retomados

Outra opção são os imóveis retomados pelos bancos – eles podem ser um ótimo investimento por conta do preço atrativo, mas outras questões também devem ser analisadas. Primeiramente, é importante avaliar se o valor é compatível com o imóvel e entender sobre as leis que se aplicam nessas situações. Por isso, é recomendado que você tenha o acompanhamento de um corretor de imóveis nesse processo.

Para não correr riscos, veja aqui 4 cuidados que você deve ter ao comprar um imóvel.

3 – Estude as formas de retorno do investimento

Há duas modalidades existentes de investimento imobiliário, o investimento direto (comprar um imóvel) e o investimento em imóveis por meio de fundos imobiliários (grupo de investidores que reúne seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário).

Investimento em imóveis: como funciona

O investimento direto em imóveis é a modalidade mais convencional e a mais conhecida do mercado. Trata-se do formato em que você, comprador, adquire um imóvel com o propósito de rentabilizá-lo de alguma forma. Nessa modalidade de investimento, há várias estratégias possíveis para a rentabilização:

  • comprar um imóvel e locá-lo para receber mensalmente o aluguel;
  • comprar na planta para revender em seguida;
  • gestão ativa (uma modalidade em que o investidor adquire um imóvel, realiza uma reforma, com muitas melhorias e benfeitorias e, logo em seguida, revende o bem por um valor mais alto que o custo do imóvel + reforma).

Antes de escolher entre as opções, avalie sempre seus objetivos, poder de investimento e necessidades a longo prazo. 

4 – Avalie a localização

Quando alguém tem a intenção de alugar ou comprar um imóvel, um dos primeiros fatores que essa pessoa vai analisar é a localização. Se o imóvel estiver bem localizado, o dono consegue melhores valores por ele. Sendo assim, quando for analisar um imóvel como investimento, a dica é verificar se ele fica em uma região atrativa ou em desenvolvimento na sua cidade. Assim, você aumenta as chances de fazer um bom negócio.

5 – Saiba identificar as oportunidades

Um investidor vai ter grandes riscos de sofrer prejuízos ao permitir que sua decisão seja influenciada por impulso, empolgação e por aspectos emocionais. Por isso, para não cometer erros, é preciso avaliar cada negócio com tempo e de maneira técnica e lógica. Avalie todos os pontos positivos e negativos do imóvel antes de tomar uma decisão. Além disso, faça um bom planejamento, pesquise, entenda as demandas de mercado e saiba se preparar investindo em boas oportunidades, que permitam que você realize o melhor negócio.

Lembrando que essa dica vale para qualquer negociação, seja de venda, seja de compra.

6 – Conte com uma imobiliária de confiança

Para quem tem pouco ou nenhum conhecimento de mercado, é muito importante contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança antes de realizar qualquer negócio. 

Na Prolar Imobiliária Inteligente, você conta com consultores especializados no mercado imobiliário e conhecimento aprofundado sobre as melhores regiões de Caxias do Sul para investir. Além disso, a Prolar tem uma ampla carteira de imóveis, o que aumenta o seu leque de opções antes de fazer a escolha ideal. 

Uma imobiliária com mais de cinco décadas de tradição e transparência nas negociações e que oferece a você assessoria jurídica durante todo o processo de negociação.

Conheça mais sobre a Prolar e as vantagens de contar com o apoio de uma imobiliária no momento de investir em imóveis. 

Invista em imóveis em Caxias do Sul

Ao investir em um imóvel, é necessário muito cuidado na hora de escolher a localização. Afinal, a região onde a casa, terreno ou apartamento está localizado, interfere diretamente no retorno que você pode obter sobre o seu investimento. Caxias do Sul possui vários bairros com potencial de valorização imobiliária e é uma cidade que cresce a cada dia. Aqui na Prolar, você encontra diversas opções de imóveis para investir, com ótimas opções de negociação. 

Depois de ver nossas dicas e perceber que investir em imóveis para alugar é um bom negócio, confira aqui opções de imóveis à venda em Caxias do Sul. E, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.