Se você é proprietário de imóvel, certamente sabe que o investimento em imóveis é um dos mais seguros que existem. Porém, é necessário estar atento a alguns aspectos para valorizar o imóvel e garantir o retorno do seu investimento. Se você tem interesse nesse tema, continue a leitura para conhecer 7 fatores que valorizam o imóvel no momento de vender ou alugar.

Leia também: 6 dicas para investir em imóveis em Caxias do Sul

Ao optar pelo investimento em imóvel você garante um patrimônio próprio que, diferentemente de outros tipos de investimento, não sofre com as oscilações do mercado financeiro. 

No entanto, ainda que exista toda essa segurança em torno do investimento em imóveis, há fatores determinantes que podem tornar o negócio mais rentável ou, por outro lado, prejudicar uma boa negociação. 

A valorização do imóvel ocorre quando a avaliação do bem aumenta em relação ao seu preço inicial. Esse cálculo, porém, nem sempre é simples. Interferem no custo a situação econômica do país e, principalmente, fatores ligados diretamente ao imóvel, como a localização e o estado de conservação do mesmo.

Sendo assim, para te ajudar a entender cada um desses pontos, listamos a seguir 7  fatores que valorizam um imóvel. Confira! 

7 fatores que valorizam o imóvel

Enquanto proprietário, você certamente quer um bom retorno para o seu investimento. Por isso, ao investir, deseja que o seu imóvel ganhe valor no mercado, certo? Nesse sentido, é preciso observar diversos fatores que influenciam no preço do imóvel e, portanto, determinam o quanto seu valor pode ou não aumentar com o tempo. 

Veja a seguir o que valoriza um imóvel residencial e descubra algumas maneiras de fazer pequenas alterações na sua casa ou apartamento para vender ou alugar com mais lucratividade.

1- Localização

A localização é um dos fatores mais importantes para a valorização e, estima-se, influencia em até 60% da escolha de quem procura um imóvel para comprar ou alugar. Imóveis localizados em bairros mais afastados do centro, por exemplo, tendem a valer menos. Já aqueles próximos de regiões centrais e com boa infraestrutura urbana, como fácil acesso ou próximos a supermercados, escolas e outros serviços, valem mais.

Para muitas pessoas, na hora de escolher o melhor bairro para morar, também são levados em consideração pelo comprador ou inquilino a segurança, a infraestrutura e o fácil acesso a áreas verdes e de lazer. 

Imóveis localizados em áreas com menor incidência de criminalidade e boa iluminação nas vias, por exemplo, são mais valorizados. Da mesma maneira, a presença de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, portão eletrônico, cercas elétricas e equipes de segurança privada são itens muito requisitados pela proteção que oferecem aos moradores.

Hoje, essas questões são primordiais para quem busca mais qualidade de vida, mobilidade e tranquilidade no dia a dia. Além disso, aumentam o potencial de valorização de uma localização, pois geram mais interesse entre futuros moradores e, portanto, atraem mais investimentos  para essas regiões. 

Entre os bairros que se destacam em Caxias do Sul por quem busca um novo imóvel para morar estão Centro, Exposição, Lourdes e Panazzolo.

2- Conservação do imóvel

O estado de conservação e as características físicas também são fatores que influenciam no preço de um imóvel. Um imóvel com problemas estruturais ou mal cuidado dificilmente atrairá inquilinos ou compradores. Assim como acabamentos de má qualidade, grama alta e falta de manutenção, que dão a impressão de descuido e abandono, desvalorizando a propriedade.

Já o bom estado de conservação da fachada e a pintura dos ambientes da casa ou do apartamento valorizam o imóvel. Também é importante sempre manter em bom funcionamento as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. Além disso, vale a pena investir em itens mais estruturais, como materiais construtivos e acabamentos de boa qualidade, para valorizar ainda mais o seu bem. 

Outro fator determinante no valor de um imóvel é o tamanho dos ambientes. Hoje, com o isolamento social, a necessidade de home office aumentou. Assim, imóveis que oferecem um ambiente exclusivo para estudos ou trabalho, por exemplo, chamam mais a atenção de futuros inquilinos ou compradores.

A falta de espaço ou ambientes muito pequenos podem afastar famílias com filhos ou animais de estimação, reduzindo o leque de potenciais interessados na sua casa ou apartamento.

3- Posição solar e vista

Imóveis em posição norte e leste têm maior procura, já que há mais incidência do sol nesses lados. Esse quesito é importante porque, além de o morador economizar com energia elétrica, será garantido mais conforto térmico ao imóvel. No caso de apartamentos, há uma maior possibilidade de aproveitamento dos dias ensolarados, sem precisar sair de casa. 

Em regiões mais úmidas, a orientação solar ainda pode ajudar a evitar mofo e fungos.

Muitas vezes, apartamentos no mesmo prédio podem variar de preço devido à vista. Os apartamentos mais altos, por exemplo, costumam ter valor mais elevado, pois garantem uma visão melhor da paisagem e do pôr do sol.

Uma vista bonita traz também mais inspiração e qualidade de vida aos moradores. Justamente por isso, os imóveis em que as janelas dão para o prédio vizinho são menos valorizados. Já imóveis com características que beneficiem o bem-estar são os mais procurados.

4- Qualidade dos acabamentos

Também é importante investir na infraestrutura e nos materiais usados na construção. Revestimentos mais nobres, assim como bons acabamentos, tornam o imóvel mais atraente e são um diferencial de mercado.

O uso de materiais construtivos de alta qualidade, por exemplo, indica que o imóvel tem maior durabilidade e precisará de menos manutenção. Evitando, assim, que o morador tenha mais gastos no futuro. 

Imóveis que oferecem opções de personalização e com plantas flexíveis também se destacam, pois garantem que o morador possa adaptar o espaço às suas necessidades. 

Leia também: Você sabe o que valoriza um imóvel para alugar?

5- Área de lazer

A presença de um jardim ou de áreas de lazer nos condomínios sempre foi fator decisivo no momento de escolha de um imóvel. Atualmente, essas características se tornaram ainda mais imprescindíveis.

Hoje, as pessoas valorizam muito mais os espaços de lazer ou descanso disponíveis em um imóvel. Muitos querem, por exemplo, ter momentos ao ar livre, deixar crianças e pets se divertirem em um ambiente mais seguro, ou até mesmo cultivar uma horta.

Por isso, uma área gourmet, espaço pet, piscina ou uma vista privilegiada, assim como o acesso a atividades de lazer oferecidos pelo condomínio, podem fazer toda a diferença no momento de decisão pela compra ou locação de um imóvel.

6- Documentação em dia

É importante que todos os documentos do imóvel estejam em dia. Documentação irregular faz muitas pessoas desistirem da locação ou da compra. 

Entre os documentos que devem ser apresentados para a locação ou venda de um imóvel está a matrícula atualizada, além da documentação pessoal do proprietário e a comprovação da propriedade do imóvel.

7- Apresentação

Outra forma de valorizar o imóvel é prepará-lo para receber visitantes de forma que o interessado no imóvel se identifique com o espaço, principalmente em apartamentos ou casas que já são ou foram habitados. Dessa forma, o potencial do ambiente é mostrado ao seu máximo e causa uma boa impressão.

Uma técnica muito usada para isso é o chamado home staging, que é uma forma de preparar os ambientes antes da visita. Organize os móveis de maneira inteligente, para que eles valorizem o espaço de forma neutra, a fim de agradar a maior parte das pessoas. Além disso, mantenha todos os cômodos limpos e bem organizados para não causar má impressão no futuro inquilino ou comprador. 

Prolar: o melhor negócio em Caxias do Sul

Para garantir que os diferenciais do seu imóvel sejam destacados na hora de alugá-lo ou vendê-lo, conte com a Prolar. Na Prolar, imobiliária em Caxias do Sul, os proprietários de imóveis têm vários benefícios:

  • Conhecimento de mercado: equipe de profissionais especializados no mercado imobiliário, garantindo precificação correta e vistoria profissional do seu imóvel, aumentando as chances de uma boa negociação.
  • Divulgação do seu imóvel: anúncios atraentes, com fotografias profissionais e informações detalhadas, divulgados em várias plataformas online, como o site e as redes sociais da Prolar. Divulgação offline, como placas personalizadas.
  • Assessoria imobiliária: geramos os melhores negócios, com segurança e transparência. Além disso, entendemos os seus anseios enquanto proprietário e prestamos um atendimento consultivo a você.
  • Análise cadastral do inquilino:  análise do histórico financeiro e da renda mensal do potencial inquilino e opções de garantias locatícias, a fim de facilitar a locação e de garantir que não haja inadimplência.

A Prolar é referência na locação e na venda de imóveis em Caxias do Sul. Trabalhamos para que o seu imóvel seja alugado ou vendido rapidamente, divulgando-o em canais onde o cliente está, buscando o match entre as necessidades do inquilino ou comprador e as soluções que possuímos em carteira. E melhor: tudo isso sem custo para você.

Anuncie seu imóvel com a Prolar e, se ainda tiver dúvidas sobre o que uma imobiliária pode fazer por você, entre em contato conosco e não perca a chance de alugar ou vender sua casa ou apartamento com agilidade e segurança e de aproveitar as vantagens de investir em imóveis.

Veja aqui as vantagens de anunciar imóvel com a Prolar.