Comprar o primeiro imóvel representa a conquista de um sonho. Além de ser um marco importante na vida de uma pessoa, ele pode ser o divisor de águas que vai levar você à independência e ao abandono do aluguel. Por ser algo tão importante, é preciso que você tenha cuidado ao comprar uma casa e avalie como fazer para que o momento aconteça de acordo com o planejado, afinal, é o sonho de uma vida e que exige bastante investimento. 

Além de se planejar financeiramente, você deve agir com a razão e tomar cuidados redobrados para que a transação comercial aconteça sem sustos. Já imaginou comprar o primeiro imóvel e se dar conta de que assinou um contrato fraudulento? Ou de que adquiriu uma propriedade que não estava nas condições indicadas no documento?

Para ajudar você a comprar o primeiro imóvel de forma tranquila e sem sustos, a Prolar preparou para você um post com 5 dicas indispensáveis para esse momento. Confira! 

Como comprar o primeiro imóvel

É importante saber que comprar um imóvel sem se atentar aos detalhes pode causar prejuízos financeiros a você e à sua família. Além disso, os impactos à sua vida podem permanecer por longos períodos, afinal, você gastou tempo e dinheiro para concretizar uma compra. Por conta disso, a Prolar separou cinco dicas essenciais para quem quer comprar o primeiro imóvel da melhor forma possível. Confira abaixo! 

<h3> 1. Faça um planejamento financeiro

Está se perguntando qual o primeiro passo para comprar o primeiro imóvel? Nós respondemos: fazer um planejamento financeiro. Você sabe, adquirir uma propriedade não é algo barato. Por isso, se antecipe e tenha metas a bater para conseguir pagar o que precisa e não acabar se endividando. 

Comece organizando seu orçamento. Você pode lançar suas receitas e despesas em uma planilha e calcular quanto sobra por mês para que você invista no imóvel dos seus sonhos. É importante traçar uma meta possível para que você não se frustre em um mês mais “apertado” financeiramente.

Feito isso e observando para onde seu dinheiro vai, procure economizar. Você pode estabelecer um percentual mínimo para poupar por mês e cortar gastos supérfluos. Sabe aqueles gastos do dia a dia que você nem sente? Pode ser o lanchinho da tarde, por exemplo. Acredite: sua conta bancária vai perceber. Aos poucos, a economia se transforma em hábito. 

Use o que economizar para fazer algum tipo de investimento ou, ainda, guardar o dinheiro na caderneta de poupança. O importante, aqui, é não gastar. A organização financeira é fundamental.

2. Considere as necessidades da sua família e os planos para o futuro

Quer saber como escolher o imóvel ideal? Bom, antes de começar a pesquisar o seu primeiro imóvel, é importante avaliar as prioridades e preferências que você e sua família têm. Pensem a respeito do tipo de imóvel preferido (casa ou apartamento) e determinem quantos cômodos serão necessários para que vocês vivam com conforto e qualidade de vida.

Além dos quartos, você pode pensar em dedicar uma parte da casa para um escritório, uma biblioteca, uma sala de TV ou até um “quartinho da bagunça”. O principal é que o primeiro imóvel consiga acomodar o que sua família tem de mobiliário e atender ao que vocês precisam.

Também é importante pensar no dia a dia dos moradores. Vocês têm pets? Fazem questão de um quintal? Não abrem mão de uma churrasqueira? Tudo isso é necessário avaliar antes de comprar o primeiro imóvel. 

3. Faça uma avaliação entre imóveis novos e usados

É importante lembrar que, dentre tantas propriedades disponíveis no mercado, você pode escolher entre imóveis novos ou usados. Essa preferência vai ajudar bastante você a filtrar as opções que existem nos classificados e portais de imobiliárias em Caxias do Sul.

Lembre-se que imóveis antigos costumam contar com cômodos amplos e pé direito mais alto. No entanto, eles podem carregar o ônus de não oferecer recursos modernos que as novas unidades oferecem, como acabamento de primeira linha, sistemas elétrico e hidráulico atualizados, câmeras de segurança ou áreas de lazer.

Imóveis novos podem ser menores, sim, mas podem oferecer estruturas em condomínios fechados que transformam sua vida, proporcionam qualidade de vida e fazem com que a metragem não interfira muito no dia a dia. 

<h3> 4. Busque a localização ideal para você

Na hora de buscar a opção ideal antes de comprar seu primeiro imóvel – seja ele casa ou apartamento -, é importante escolher o melhor bairro para sua família. A localização do imóvel impacta diretamente no dia a dia dos moradores e determinam a satisfação e a qualidade de vida após a transação.

Para fazer isso com mais assertividade, pesquise sobre os bairros da sua cidade e faça uma lista com os que mais agradam vocês. É importante que a região atenda às suas necessidades. Verifique se a propriedade está próxima ao seu trabalho, quanto tempo de trânsito você precisa encarar diariamente, qual o índice de segurança do local e se há serviços e comércios básicos no entorno. 

Ah! E não deixe de conhecer a dinâmica do bairro antes de fechar negócio. Para não fazer uma escolha precipitada, visite a região em diferentes horários para verificar iluminação pública, policiamento, barulho e outras características que podem atrapalhar a sua rotina.

5. Pesquise a melhor forma de pagamento

Depois do seu planejamento financeiro, é importante avaliar qual a melhor forma de pagar o seu primeiro imóvel. Você tem um valor significativo para entrada? Talvez seja recomendável fazer negócio direto com a construtora ou contratar um financiamento imobiliário. Essa é uma opção especialmente válida, principalmente após a queda dos juros de financiamento do Brasil.

Pagando um valor de entrada, você consegue parcelar o valor restante em parcelas que podem durar décadas. É a opção ideal para quem tem uma renda estável. Para isso, consulte uma imobiliária de confiança, entenda como comprar uma casa financiada e fique atento às taxas de juros aplicadas.

Se você tiver valor suficiente para pagar à vista, não deixe de lutar por um preço mais atrativo. Em geral, proprietários e construtoras são flexíveis na hora de receber o valor. Ou seja, a melhor forma de comprar um imóvel depende muito de como é a sua situação e planejamento financeiro no momento, por isso, conte com a ajuda de especialista no mercado para te orientar neste momento tão importante.

Encontre imóveis em Caxias do Sul

Para comprar o primeiro imóvel em Caxias do Sul e garantir uma transação tranquila, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Empresas sólidas no mercado imobiliário entendem todas as peculiaridades dos contratos e podem indicar a você a melhor opção antes de bater o martelo.

Agora que você já sabe todas as dicas para comprar o primeiro imóvel, confira agora nosso artigo sobre as principais vantagens de comprar um imóvel com a Prolar e garanta uma negociação como você sempre sonhou!