Pensando em viver em uma das cidades da Serra Gaúcha? Vem conhecer um novo estilo de vida e as vantagens de morar em Caxias do Sul. Acesse e saiba mais!

Caxias do Sul está localizada no coração da Serra Gaúcha, e é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, com cerca de 500 mil habitantes, de acordo com o IBGE. 

Colonizada por italianos, a região, que ainda carrega muito de sua tradição, hoje também abriga moradores de diversas etnias e culturas, e tornou-se uma cidade multiétnica e multirracial, oferecendo oportunidades para todas as pessoas que escolheram a cidade para viver, trabalhar e constituir suas famílias. 

E as vantagens de morar em Caxias do Sul, de fato, são muitas. A seguir, listamos alguns dos principais pontos que tornam a cidade um atrativo para quem busca mais qualidade de vida.

Vantagens de morar em Caxias do Sul

Caxias do Sul é uma cidade que une a tradição dos imigrantes italianos, que chegaram aqui por volta de 1875, com a cultura gaúcha. 

Com 129 anos de história, o município passou por diversos ciclos econômicos e desenvolvimento que a transformaram em um local extremamente diverso em termos culturais e cheia de oportunidades para quem busca novas oportunidades de vida. 

O mercado de trabalho em Caxias do Sul

Caxias do Sul está no ranking das cidades brasileiras que mais criaram oportunidades de emprego no primeiro semestre de 2020. De acordo com a agência SINE, o município foi o terceiro do estado a ofertar mais oportunidades no período.

Em Caxias do Sul, a indústria é setor que é o responsável pela maior parte dos empregos formais.  Isso porque, das 500 maiores empresas da região sul do Brasil, 20 possuem sede na região. 

Considerada o principal polo metalmecânico do Rio Grande do Sul, conta com mais de de 6.500 indústrias, que fazem com que o município responda por cerca de 5,83% do PIB do estado. 

Com uma excelente qualidade de vida e uma mão de obra altamente especializada, pode-se dizer que Caxias do Sul é, num raio de 50 km, provavelmente, o parque mais diversificado do mundo: fabrica do talher ao ônibus; da autopeça ao caminhão. 

Com grande potencial turístico, Caxias é também a terra do vinho e da uva. A cidade integra o Roteiro da Uva e do Vinho, um dos mais visitados do Rio Grande do Sul.  Além disso, conta com várias vinícolas que movimentam os setores agrícola e de comércio e serviços na região. 

A diversidade cultural de Caxias do Sul

Das lindas paisagens do interior à tradição gaúcha dos CTGs, passando pela história trazida pelos imigrantes, Caxias do Sul pulsa cultura. 

A Festa da Uva é um dos destaques na cidade. O evento, que ocorre desde 1931, é uma celebração da cultura dos imigrantes italianos, que fizeram da região, sua morada. Em cada edição, milhares de pessoas mergulham na tradição e gastronomia local.

Outro atrativo da região é a natureza exuberante. Com extensas áreas verdes e muita arborização, Caxias oferece ótimas opções de lazer a céu aberto, como o Parque dos Macaquinhos ou a Lagoa do Rizzo. 

Além disso, na região também é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions.

Veja aqui 11 Pontos Turísticos para conhecer em Caxias do Sul.

Caxias do Sul: uma cidade universitária

Caxias do Sul é também um pólo universitário com excelentes instituições que atraem todo ano milhares de estudantes. 

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por exemplo, se destaca por estar no ranking internacional da revista britânica Times Higher Education (THE). O ranking reúne 1.396 universidades de 92 países, que são classificadas em itens como ensino, pesquisa, citações de pesquisas feitas pela instituição (o que indica a influência das publicações).

Além disso, o município também abriga o campus da campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e outras instituições.

Como é morar em Caxias do Sul

Caxias é, sem dúvidas, uma das melhores cidade do país para se viver. O município ocupa o primeiro lugar no ranking das 10 cidades brasileiras acima de 250 mil habitantes no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) em 2018. Além disso, foi eleita a melhor cidade do Rio Grande do Sul para se morar e a 5ª do Brasil. 

Com lindas paisagens, típicas do interior, Caxias do Sul conta também com uma excelente infraestrutura. Para quem procura uma rotina mais tranquila, o município oferece muito verde, ar puro e qualidade de vida. Já para quem busca as facilidades de um grande centro urbano, não faltam opções de comércio, serviços e saúde distribuídos em vários bairros. 

 

Onde morar em Caxias do Sul

Caxias do Sul conta com muitas opções de bairros, cada um deles com características diversas. A escolha de em qual bairro morar, depende muito do seu perfil e da sua família, pois a escolha irá interferir na sua rotina e determinar o seu estilo de vida.

Na região central, por exemplo, você provavelmente estará perto do seu local de trabalho, instituição de ensino – ou terá vastas opções de transporte até esses locais – e inúmeras outras facilidades, como shoppings, farmácias, mercados, entre outros.

Já nos bairros, como Exposição, Lourdes e Panazzolo, a atmosfera é mais residencial e, portanto, mais tranquila. Nessas regiões, a proximidade com a natureza e as opções de lazer, diretamente ligadas à qualidade de vida, são pontos fortes.

Veja aqui quais são os melhores bairros de Caxias do Sul para morar.

 

Encontre os melhores imóveis de Caxias do Sul

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística do SECOVI/R, Caxias do Sul é a cidade mais atrativa do Rio Grande do Sul para receber investimentos imobiliários

Portanto, se você tem interesse em morar em Caxias do Sul e comprar um imóvel na região, conte sempre com a Polar Imóveis. 

Temos mais de 45 anos de experiência no mercado imobiliário local. Oferecemos um atendimento diferenciado e personalizado para você realizar o seu sonho de viver na Serra Gaúcha. 

Confira aqui nossas opções de imóveis à venda em Caxias do Sul. E, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco