Prolar - Imobiliária Inteligente

Quando decidimos investir em um novo imóvel, há muitos aspectos que devem ser considerados antes da mudança. O primeiro – e possivelmente o maior – deles é decidir se você pretende morar em uma casa ou em um apartamento.

Ambos possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas de acordo com as suas expectativas, necessidades e estilo de vida. Para te ajudar nessa decisão, fizemos um apanhado geral sobre esses dois tipos de imóveis: casa X apartamento!

Casa

Por que pode ser bom?

As principais vantagens que uma casa oferece são a liberdade e a privacidade. Nela, você faz as suas próprias regras e pode usar o seu terreno ou reformá-la de acordo com a sua preferência, sem a necessidade de consultar um síndico, ou os demais moradores.

Também entram na lista de vantagens da casa mais espaço interno e externo, cômodos amplos e ausência de vizinhos tão próximos – o que garante mais tranquilidade.

A possibilidade de ter quintal, jardim, garagem e espaço de lazer privativo com piscina e churrasqueira, por exemplo, é outro atrativo. Tanto que, ao passar mais tempo em suas moradias, devido à quarentena, as pessoas começaram a buscar mais esse tipo de imóvel. Dados de uma pesquisa do portal Imovelweb, que atua em todo o país, mostram que a procura por casas com quintal cresceu 96% no mês de maio de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

 A casa atende ainda ao perfil de quem gosta de reunir amigos e familiares, e aproveitar bons momentos com música e muita conversa, a casa também se mostra como a opção ideal. Afinal, você não precisa se preocupar com seus vizinhos, caso eles estejam a uma distância considerável de você.

O espaço também é um dos benefícios. Esse aspecto é um ponto positivo para quem tem – ou deseja ter, no futuro – uma família ou animais de estimação. A ausência de taxa de condomínio também está entre as vantagens de morar em casa.

 

Por que pode ser ruim?

O custo é a principal desvantagem em uma casa. Além do investimento normalmente ser mais caro que o de um apartamento, é preciso atentar ao fato de que qualquer manutenção necessária fica por conta do morador – ao contrário dos apartamentos, onde há rateio para os reparos das áreas comuns. 

A vulnerabilidade é outro ponto fraco. Por não contar com um sistema apropriado de segurança, este imóvel se torna mais suscetível aos problemas da insegurança. Caso o morador opte por instalar alarmes, muros ou portões, por exemplo, o custo será somente seu.

Nesse contexto, uma opção interessante são as casas e os sobrados em condomínio fechado. Normalmente, esses empreendimentos oferecem portaria 24 horas, fechamento perimetral e câmeras de vigilância.

 

Apartamento

 

Por que pode ser bom?

Completamente oposto ao ponto negativo de se morar em uma casa, o principal benefício oferecido por um apartamento é a segurança. A maioria dos empreendimentos conta com um amplo sistema de segurança, desde câmeras de vigilância até os porteiros que controlam a entrada e a saída de pessoas do lugar. O apartamento pode ser ainda a melhor solução para quem viaja bastante ou para quem mora sozinho. 

Pesquisas também revelam que tem crescido a busca por imóveis com varanda, pelo fato de que esse tipo de opção garante ao apartamento uma sensação de liberdade um pouco maior. 

Para quem optar por apartamento, as opções variam de studio ou kitnet a outros modelos que atendem à necessidade do morador: apartamento padrão ou tipo, cobertura, duplex, giardino (no térreo do edifício, com área externa).

As facilidades de um apartamento são inúmeras. Nele, você contará com o conforto das áreas comuns – como academia, piscina, pátio, salão de festas e o que mais for oferecido – e também com profissionais disponíveis para tomar conta dos problemas que possam surgir na estrutura. Quem pretende morar sozinho também pode ter em um apartamento um ponto a favor, uma vez que pode optar por um tamanho menor, que atenda ao seu estilo de vida.

Além da segurança, a praticidade é outra vantagem. A organização e a limpeza das áreas de uso comum, como corredores, elevadores, hall de entrada e espaços de lazer, são de responsabilidade do condomínio, que dispõe de funcionários para isso.

 

Por que pode ser ruim?

Agora que você sabe quais as vantagens de morar em apartamento, é preciso estar ciente de que, por outro lado, haverá uma série de regras para manter a boa convivência no local e há aqueles que não se adaptam a esse tipo de convenção. 

Por dividir o empreendimento com outros moradores, é possível que o barulho possa ser um problema – seja pelos ruídos do corredor, ou das áreas de convivência. Outro ponto para avaliar é o valor do condomínio. Essa é uma despesa mensal, porém, pode representar economia quando inclui academia e área de lazer, por exemplo.

Analise bem cada ponto positivo e negativo e tente prever como eles te afetarão, considerando o seu estilo de vida, para então decidir o que é melhor casa ou apartamento!   

 

Encontre seu imóvel na Prolar

Depois de conhecer as principais vantagens de casa e de apartamento, você já pode começar a pesquisar os melhores imóveis. Acesse o site da Prolar Imobiliária Inteligente para encontrar os melhores imóveis de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e região.

Prolar - Imobiliária Inteligente

Este artigo foi produzido pela Prolar - Imobiliária Inteligente. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!