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As garantias locatícias foram criadas para facilitar a locação de um imóvel. Existem vários tipos de garantia locatícia para você escolher, que vão desde o seguro fiança para aluguel até o contrato de locação com fiador. A garantia é uma ferramenta apresentada pelo locatário para compensar em casos de inadimplência, para que o locador não precise arcar com o prejuízo.

Quer saber mais sobre as modalidades de garantia locatícia? A Prolar Imobiliária Inteligente está aqui para te ajudar. Leia e entenda quais são as garantias locatícias disponíveis para alugar um imóvel em Caxias do Sul ou na cidade de Bento Gonçalves.

Mas o que é garantia locatícia?

As garantias locatícias são previstas na Lei nº 8.245/91, também conhecida como Lei do Inquilinato. As garantias têm utilidade para os dois lados da relação locador-locatário: o locador com a garantia apresentada e o locatário podendo escolher qual a opção que melhor se enquadra em seu cenário. 

Lembrando que, segundo a Lei do Inquilinato, é permitida uma única modalidade de garantia por contrato de locação. Contudo, a modalidade escolhida não é definitiva, e as partes podem escolher por substituir a forma já estipulada no contrato de locação por outra, basta realizar um aditivo contratual especificando o novo formato.

Existem várias possibilidades de garantia, e cada uma conta com sua especificidade para apoiar diferentes questões práticas. Algumas das principais são: CredPago, seguro fiança, título de capitalização e fiador. Conhece todas elas, ou ficou com dúvida sobre uma ou mais opções? Se apareceu alguma dúvida, não tem problema: confira as particularidades de cada uma logo abaixo e descubra qual a ideal para o seu contrato.

Como funciona a locação com CredPago?

A CredPago é um novo tipo de garantia locatícia, em que você pode alugar com seu cartão de crédito, sem necessidade de fiador ou caução. O limite do cartão precisa ser superior a 3 vezes o valor do aluguel, mais os encargos financeiros.

Para dar entrada no CredPago, é muito simples: você precisa apenas do seu CPF e RG ou CNH, da imagem da frente do seu cartão de crédito e das três últimas faturas pagas do cartão. Após o cadastro dos dados, a análise é feita pela CredPago em até 15 minutos, cobrando a taxa de SETUP, de R$ 120,00, e que pode ser dividida em até três vezes. O CredPago cobra 10% sobre o valor do aluguel, mais os encargos, mensalmente no cartão de crédito.

Depois de aprovado, é só preencher a ficha cadastral e enviar uma cópia da certidão de estado civil. Simples, não?

Aluguel com seguro fiança

O seguro fiança para aluguel é feito através de uma seguradora, que fica responsável pela garantia locatícia para quem quer alugar um imóvel sem fiador ou caução. É o inquilino quem contrata o seguro, mas é o proprietário do imóvel que fica como segurado, recebendo as indenizações correspondentes à apólice, onde também podem ser inseridas coberturas adicionais relacionadas a impostos, contas de água ou de luz, taxas de ações judiciais e muito mais.

Na Prolar, a seguradora oferece o seguro fiança residencial com taxa de 15% sobre o valor do aluguel para locações residenciais e comerciais. O valor é cobrado mensalmente, inserido no boleto do aluguel, para facilitar o dia a dia do locatário.

Como funciona a garantia com Título de Capitalização?

A Garantia com Título de Capitalização, possível através de um boleto de cota única, não é tão difundida no mercado imobiliário entre os locatários, mas pode ser uma ótima opção. Assim como o seguro fiança, a Garantia com Título de Capitalização livra o locatário da necessidade de um fiador, e ele ainda recebe o dinheiro de volta até o fim da locação, se tudo ocorrer conforme estipulado em contrato.

O valor do título costuma variar entre 8 e 12 aluguéis, além dos encargos financeiros. Porém, ao fim do contrato de locação, se tudo estiver em dia, o inquilino receberá o valor corrigido, já que ele é atualizado mensalmente (TR + 0,5% a. m.), rendendo durante todo esse período. Assim, apesar de ser um valor alto no começo, tem o melhor custo benefício, já que o inquilino recebe de volta ao fim do contrato.

O contrato de locação com fiador

O fiador é a pessoa que fica responsável por quitar os débitos do locatário em caso de inadimplência, e é uma das formas de garantia mais populares no mercado imobiliário. Para isso, o fiador precisa comprovar uma renda de, no mínimo, 3 vezes o valor do aluguel, mais encargos, e ter um imóvel registrado e quitado. No caso da Prolar, esse imóvel deve estar em Caxias do Sul ou na cidade de Bento Gonçalves.

Apesar de ser a garantia mais em conta para um contrato de aluguel, a locação com fiador possui dois desafios: ter acesso a um fiador e que ele ou ela tenha a documentação em dia. Os documentos necessários por parte do fiador são: CPF e RG ou CNH, certidão de estado civil, comprovação de renda com carteira de trabalho, holerites, declaração do imposto de renda ou extratos bancários, comprovante de endereço atual e os três últimos recibos de aluguel. O contrato de locação com fiador é um dos mais utilizados no Brasil.

Ficou com alguma dúvida?

Não tem problema, a Prolar Imobiliária Inteligente está aqui para te ajudar. Vamos auxiliar você na busca da melhor opção de imóvel em Caxias do Sul e na cidade de Bento Gonçalves, além de ajudar a escolher a melhor opção de garantia imobiliária. É só entrar em contato através de nossos canais de atendimento que a gente cuida do resto.

Atendimento à distância: segurança para todos nós.

Aqui na Prolar, a gente já pratica o atendimento online há muito tempo e temos canais específicos para clientes que adquirem nossas soluções de condomínio.

Neste cenário de pandemia em que estamos vivendo, o atendimento online tornou-se um dos nossos principais canais de atendimento. Estamos levando o nosso compromisso com a responsabilidade social mais a sério do que nunca, respeitando todas as medidas adotadas pela prefeitura, para manter você e a nossa equipe segura, afinal, somos pessoas atendendo pessoas e precisamos cuidar uns dos outros. 

Como funciona o nosso atendimento:

Bandeira laranja: Atendimento presencial com 50% da equipe Prolar, sendo permitida a entrada de clientes de forma controlada e limitada para evitar aglomerações.

Bandeira vermelha: Atendimento 100% online. Atendimento presencial é uma opção, mas deve ser feito em caso de necessidade e mediante agendamento.

No nosso site tem mais detalhes sobre cada um desses serviços e você pode entrar em contato conosco para tirar dúvidas e entendê-los melhor. Além disso, aqui no nosso blog tem mais conteúdos para você conferir! 

*post atualizado no dia 19/08/2020

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