Como alugar um imóvel com a
Prolar Imobiliária Inteligente?

Entenda o passo a passo para alugar um imóvel em Caxias do Sul ou Bento Gonçalves

Saber Mais

O passo a passo para alugar um imóvel

1. Pesquisa

Faça uma busca no nosso site e encontre as opções de imóveis que deseja conhecer.

Buscar Imóveis

2. Pré-Cadastro Online

Envie seus documentos e dados pessoais pelo nosso site e escolha sua garantia locatícia, como fiador, seguro fiança ou CredPago.

3. Aprovação do Cadastro

Após envio de toda documentação necessária, realizaremos a análise para aprovação do seu cadastro.

Ver documentação

4. Entrega das Chaves

Com o seu cadastro aprovado, elaboramos o contrato de locação e auto de vistoria e você recebe as chaves do seu novo imóvel em até 12 horas.

Modalidades de fiança

Fiador

Responsável na locação junto com o inquilino

É a pessoa que vai ficar responsável por quitar os débitos do inquilino em caso de inadimplência. O fiador precisa comprovar uma renda de no mínimo 3x o valor do aluguel + encargos e ter um imóvel registrado e quitado em Caxias do Sul ou Bento Gonçalves.

Documentação Exigida

CPF e RG ou CNH (do casal, se for casado);

Certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito);

Comprovação de renda, no mínimo 3x o valor do aluguel + encargos, podendo apresentar: Carteira de trabalho com os 3 últimos holerites, Declaração de Imposto de Renda ou Extratos bancário dos 3 últimos meses;

Comprovante de endereço atual;

3 últimos recibos de aluguel.

Seguro fiança

A garantia locatícia é feita por uma seguradora

Com o seguro fiança, a garantia locatícia é feita por uma seguradora. A Prolar oferece essa garantia locatícia para quem quer alugar um imóvel sem fiador. A seguradora oferece o seguro fiança residencial com taxas de 15% do valor do aluguel para locações residenciais e comerciais, cobradas no boleto mensal.

Documentos para fazer análise:

CPF e RG ou CNH (do casal, se for casado);

*Documentos complementares podem ser solicitados.

Documentos para contratação:

Ficha cadastral preenchida pelo inquilino;

Certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito);

Comprovante do endereço atual.

Título de Capitalização

Boleto em cota única

O valor desse depósito pode variar de 8 a 12 alugueis + encargos, sendo definido após a análise dos documentos do inquilino. O título fica vinculado ao contrato de locação e o valor capitalizado será atualizado mensalmente (TR + 0,5% a. m.), garantindo o resgate de 100% do valor no vencimento do contrato.

Documentação Exigida

CPF e RG ou CNH (do casal, se for casado);

Certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito);

Comprovação de renda, no mínimo 3x o valor do aluguel +
encargos, podendo apresentar: Carteira de trabalho com os
3 últimos holerites, Declaração de Imposto de Renda ou
Extratos bancário dos 3 últimos meses;

Comprovante de endereço atual;

3 últimos recibos de aluguel.

*Documentos complementares podem ser solicitados.

CredPago

Alugar com cartão de crédito

A CredPago é a mais nova forma de fiança que a Prolar oferece. Você pode alugar um imóvel com o seu cartão de crédito, sem fiador. Só é necessário que o limite do cartão seja superior a 3x o valor do aluguel + encargos. Após cadastrar os seus dados, a análise é feita pela CredPago em até 15 minutos. Nessa categoria, é cobrada a taxa SETUP, com valor de R$ 120,00 que pode ser dividido em até 3x. A cobrança de 10% do valor do aluguel + encargos é feita mensalmente no cartão de crédito.

Documentos para fazer análise de crédito:

CPF e RG ou CNH;

Cartão de crédito (frente);

3 últimas faturas pagas do cartão de crédito.

Documentos para contratação:

Ficha cadastral preenchida pelo inquilino;

Certidão de estado civil (nascimento, casamento, averbação ou óbito).

Prolar Digital

Alugue seu novo imóvel de maneira inteligente e totalmente online com a Prolar Digital. Em poucos cliques, encontre o imóvel ideal, agende uma visita e envie os documentos pelo nosso site. Tudo sem sair do sofá!

Buscar Imóveis

Na Prolar, o atendimento é do seu jeito

A Prolar Imobiliária Inteligente disponibiliza diversos canais de atendimento, no local e horário em que você precisar. Seja pelo nosso site, chat online, e-mail, WhatsApp, telefone ou presencialmente em uma de nossas sedes, trabalhamos em regime de plantão e estamos sempre à disposição para lhe auxiliar no fechamento do melhor negócio.

Qual a sua dúvida?

Tire suas dúvidas sobre como alugar um imóvel em Caxias do Sul ou Bento Gonçalves.

Quais as vantagens de alugar um imóvel?

Alugar um imóvel é uma opção segura para quem ainda não tem condições financeiras de adquirir a casa própria. Trata-se de um custo fixo que não sofre oscilações ao longo do tempo, salvo reajustes anuais. A locação pode ser uma excelente alternativa em muitos casos. Você pode, por exemplo, economizar algum dinheiro e investir esse valor na entrada de um imóvel todo seu. Outra opção é pagar parcelas de um consórcio com as suas economias. O aluguel também oferece a possibilidade de você mudar de casa ou apartamento toda vez que o lugar não atender mais às suas expectativas.

Qual a documentação necessária para alugar um imóvel?

A documentação exigida para alugar um imóvel varia de acordo com o tipo de garantia locatícia que você escolhe. No entanto, de modo geral, você precisa apresentar:

- RG e CPF
- Certidão de Casamento atualizada, se casado
- Comprovante de Renda

Como funciona a análise de crédito para alugar um imóvel?

A análise de crédito é feita diretamente pela corretora de seguros, que entrará em contato por e-mail solicitando o preenchimento de uma ficha cadastral para análise. Para podermos agilizar este processo faça o seu pré-cadastro!

O que observar ao visitar um imóvel?

Confira alguns pontos que você precisa e deve se atentar ao visitar um imóvel para alugar:

ESTRUTURA DO IMÓVEL – Observe e teste instalações elétricas e hidráulicas. Verifique se o quadro de distribuição elétrica suporta uma boa carga de aparelhos eletrônicos e se garante segurança. Cheque também se a quantidade de tomadas nos cômodos é suficiente para a ligação dos seus eletrodomésticos. Preste atenção também a possíveis vazamentos, presença de mofo ou cupim nos ambientes.

ACABAMENTOS – Confira a qualidade dos pisos, revestimentos, dos móveis (caso seja um imóvel mobiliado) e da estrutura de modo geral. Verifique ainda se torneiras, tomadas e interruptores estão funcionando bem.

ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO – Verifique também a orientação solar do imóvel para saber se os cômodos recebem luz e ventilação suficientes ao longo do dia. Faça visitas em diferentes dias e horários para ter certeza disso.

ESTRUTURA E REGRAS DO CONDOMÍNIO – Em caso de apartamentos ou condomínios fechados, converse com o síndico para saber como funciona o sistema de segurança no local, se há controle de entrada e saída de pessoas, sistemas de vigilância, etc. Caso tenha animais de estimação, pergunte como são as regras para circular com eles pelos ambientes comuns.

CONHEÇA A REGIÃO E A VIZINHANÇA – A localização é sempre muito importante. Analise a segurança e a estrutura que o bairro oferece. Caminhe pelos arredores em diferentes momentos do dia, converse com os vizinhos para saber se há comércios e serviços próximos.

Posso alugar um imóvel sem fiador?

Sim, hoje existem diversas modalidades de garantias locatícias que permitem alugar um imóvel sem fiador. Entre elas, o seguro fiança e o CredPago. Confira aqui as garantias locatícias que a Prolar Imobiliária Inteligente oferece.

Quais as taxas e impostos que preciso pagar ao alugar um imóvel?

Além do valor do aluguel, o inquilino terá que arcar com outros custos, como o condomínio, quando houver, seguro contra incêndio e o Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU.

O que acontece se eu sair do imóvel antes do término do contrato?

A maioria dos contratos de locação são feitos por prazo determinado. Se o inquilino resolve entregar o imóvel antes do final desse prazo, gera uma multa, que chamamos de multa compensatória. Como o nome já diz, ela serve para compensar o locador pela quebra do contrato pelo locatário. Ela deve ser calculada de acordo com o tempo de cumprimento do contrato. Dessa forma, quanto mais tempo você fica no imóvel, menor é o montante a ser pago.

Quais as responsabilidades do inquilino?

De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário é obrigado a:

I - pagar pontualmente o aluguel e os encargos da locação, legal ou contratualmente exigíveis, no prazo estipulado ou, em sua falta, até o sexto dia útil do mês seguinte ao vencido, no imóvel locado, quando outro local não tiver sido indicado no contrato;
II - servir - se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá - lo com o mesmo cuidado como se fosse seu;
III - restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal;
IV - levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparação a este incumba, bem como as eventuais turbações de terceiros;
V - realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;
VI - não modificar a forma interna ou externa do imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do locador;
VII - entregar imediatamente ao locador os documentos de cobrança de tributos e encargos condominiais, bem como qualquer intimação, multa ou exigência de autoridade pública, ainda que dirigida a ele, locatário;
VIII - pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto;
IX - permitir a vistoria do imóvel pelo locador ou por seu mandatário, mediante combinação prévia de dia e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado e examinado por terceiros, na hipótese prevista no art. 27;
X - cumprir integralmente a convenção de condomínio e os regulamentos internos;
XI - pagar o prêmio do seguro de fiança;
XII - pagar as despesas ordinárias de condomínio.

Posso reformar um imóvel alugado?

A Lei do Inquilinato determina que, ao final do contrato de locação, o imóvel deve ser devolvido pelo inquilino exatamente nas mesmas condições em que o recebeu. Isso não significa, porém, que mudanças ou melhorias não possam ser realizadas no imóvel enquanto durar o contrato. É preciso, no entanto, que o inquilino comunique com antecedência a imobiliária sobre toda e qualquer reforma que deseje fazer no imóvel. A empresa, então, deve avisar ao proprietário, que pode ou não autorizar as benfeitorias. Caso aceite, é importante também que tudo seja formalizado por escrito para segurança e tranquilidade de ambas as partes.

O que preciso fazer antes de entregar um imóvel?

Comunique sua desocupação preenchendo a guia que consta na nossa área do cliente e informe o motivo no respectivo campo. Você receberá um e-mail confirmando sua solicitação e orientações de como proceder.

Como emitir a segunda via do meu boleto de aluguel?

Para emitir a segunda via do seu boleto de aluguel, acesse a nossa área do cliente e informe os seus dados e do seu imóvel alugado.

Ainda está com dúvidas?
Entre em contato conosco!

Entre em Contato