Fale com nosso especialista

Publicado em

Confira as vantagens de morar em Caxias do Sul

Pensando em viver em uma das cidades da Serra Gaúcha? Vem conhecer um novo estilo de vida e as vantagens de morar em Caxias do Sul. Acesse e saiba mais!

Caxias do Sul está localizada no coração da Serra Gaúcha, e é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, com cerca de 500 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

Colonizada por italianos, a região, que ainda carrega muito de sua tradição, hoje também abriga moradores de diversas etnias e culturas, e tornou-se uma cidade multiétnica e multirracial, oferecendo oportunidades para todas as pessoas que escolheram a cidade para viver, trabalhar e constituir suas famílias.

E as vantagens de morar em Caxias do Sul, de fato, são muitas. A seguir, listamos alguns dos principais pontos que tornam a cidade um atrativo para quem busca mais qualidade de vida.

Vantagens de morar em Caxias do Sul

Caxias do Sul é uma cidade que une a tradição dos imigrantes italianos, que chegaram aqui por volta de 1875, com a cultura gaúcha.

Com 129 anos de história, o município passou por diversos ciclos econômicos e desenvolvimento que a transformaram em um local extremamente diverso em termos culturais e cheia de oportunidades.

O mercado de trabalho em Caxias do Sul

Caxias do Sul está no ranking das cidades brasileiras que mais criaram oportunidades de emprego no primeiro semestre de 2020. De acordo com a agência SINE, o município foi o terceiro do estado a ofertar mais oportunidades no período.

Em Caxias do Sul, a indústria é setor que é o responsável pela maior parte dos empregos formais.  Isso porque, das 500 maiores empresas da região sul do Brasil, 20 possuem sede na região.

Considerada o principal polo metalmecânico do Rio Grande do Sul, conta com mais de de 6.500 indústrias, que fazem com que o município responda por cerca de 5,83% do PIB do estado.

Com uma excelente qualidade de vida e uma mão de obra altamente especializada, pode-se dizer que Caxias do Sul é, num raio de 50 km, provavelmente, o parque mais diversificado do mundo: fabrica do talher ao ônibus; da autopeça ao caminhão.

Com grande potencial turístico, Caxias é também a terra do vinho e da uva. A cidade integra o Roteiro da Uva e do Vinho, um dos mais visitados do Rio Grande do Sul.  Além disso, conta com várias vinícolas que movimentam os setores agrícola e de comércio e serviços na região.

A diversidade cultural de Caxias do Sul

Das lindas paisagens do interior à tradição gaúcha dos CTGs, passando pela história trazida pelos imigrantes, Caxias do Sul pulsa cultura.

A Festa da Uva é um dos destaques na cidade. O evento, que ocorre desde 1931, é uma celebração da cultura dos imigrantes italianos, que fizeram da região, sua morada. Em cada edição, milhares de pessoas mergulham na tradição e gastronomia local.

Outro atrativo da região é a natureza exuberante. Com extensas áreas verdes e muita arborização, Caxias oferece ótimas opções de lazer a céu aberto, como o Parque dos Macaquinhos ou a Lagoa do Rizzo.

Além disso, na região também é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions.

Veja aqui 11 Pontos Turísticos para conhecer em Caxias do Sul.

Caxias do Sul: uma cidade universitária

Caxias do Sul é também um pólo universitário com excelentes instituições que atraem todo ano milhares de estudantes.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por exemplo, se destaca por estar no ranking internacional da revista britânica Times Higher Education (THE). O ranking reúne 1.396 universidades de 92 países, que são classificadas em itens como ensino, pesquisa, citações de pesquisas feitas pela instituição (o que indica a influência das publicações).

Além disso, o município também abriga o campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e outras instituições.

Como é morar em Caxias do Sul

Caxias é, sem dúvidas, uma das melhores cidade do país para se viver. O município ocupa o primeiro lugar no ranking das 10 cidades brasileiras acima de 250 mil habitantes no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) em 2018. Além disso, foi eleita a melhor cidade do Rio Grande do Sul para se morar e a 5ª do Brasil.

Com lindas paisagens, típicas do interior, Caxias do Sul conta também com uma excelente infraestrutura. Para quem procura uma rotina mais tranquila, o município oferece muito verde, ar puro e qualidade de vida. Já para quem busca as facilidades de um grande centro urbano, não faltam opções de comércio, serviços e saúde distribuídos em vários bairros.

Onde morar em Caxias do Sul

Caxias do Sul conta com muitas opções de bairros, cada um deles com características diversas. A escolha de em qual bairro morar, depende muito do seu perfil e da sua família, pois a escolha irá interferir na sua rotina e determinar o seu estilo de vida.

Na região central, por exemplo, você provavelmente estará perto do seu local de trabalho, instituição de ensino – ou terá vastas opções de transporte até esses locais – e inúmeras outras facilidades, como shoppings, farmácias, mercados, entre outros.

Já nos bairros, como Exposição, Lourdes e Panazzolo, a atmosfera é mais residencial e, portanto, mais tranquila. Nessas regiões, a proximidade com a natureza e as opções de lazer, diretamente ligadas à qualidade de vida, são pontos fortes.

Veja aqui quais são os melhores bairros de Caxias do Sul para morar.

Encontre os melhores imóveis de Caxias do Sul

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística do SECOVI/R, Caxias do Sul é a cidade mais atrativa do Rio Grande do Sul para receber investimentos imobiliários.

Portanto, se você tem interesse em morar em Caxias do Sul e comprar um imóvel na região, conte sempre com a Prolar Imóveis.

Temos mais de 45 anos de experiência no mercado imobiliário local. Oferecemos um atendimento diferenciado e personalizado para você realizar o seu sonho de viver na Serra Gaúcha.

Confira aqui nossas opções de imóveis à venda em Caxias do Sul. E, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse