Diretor executivo da Prolar participa do 65º Encontro da ABMI.
A cidade de Natal recebeu entre os dias 30, 31 de março e 01 de abril o 65º Encontro da Associação Brasileira de Mercado Imobiliário (ABMI) – Expandindo a cada porto. Com o tema ‘Soluções para motivar, administrar e vender’, os representantes das 35 imobiliárias associadas de 15 estados brasileiros reuniram-se para discutirem o mercado imobiliário e as tendências mundiais, abordando gestão e tecnologia, cases de sucesso, visitas técnicas entre outros.
O anfitrião dessa edição, Ricardo Abreu, da Abreu Brasil Brokers, avaliou o primeiro dia de atividades, que teve na programação visitas técnicas que podem gerar possíveis oportunidades comerciais para os parceiros de associação: “O dia de hoje foi muito produtivo. Pela manhã conhecemos dois empreendimentos imobiliários do Rio Grande do Norte: o Condomínio Costa Esmeralda – Lagoa do Bonfim, o primeiro empreendimento aeronáutico do Nordeste, onde contamos com uma explanação do produto e demonstração pelo proprietário do empreendimento com uma de suas aeronaves. Também visitamos o Condomínio In Mare Bali, na Praia de Cotovelo, da Cyrella Plano&Plano, onde nos foi apresentado os diferenciais do produto e as possibilidades de negócio para as empresas que estão participando do encontro’, afirmou o representante da ABMI no RN.
A tarde foi reservada para a demonstração de cases de sucesso da área em marketing digital, como o canal de Youtube ‘E agora, Raquel?’, desenvolvido pela imobiliária Taperinha, de Santa Maria/RS e apresentado pela diretora de marketing da empresa, Raquel Trevisan. De maneira direta e descomplicada, ela responde à várias dúvidas referentes ao mercado imobiliário. A associada APSA – uma das maiores empresas em gestão condominial e negócios imobiliários do Brasil, apresentou seu APP e modelo de gestão via site, com o intuito de avançar na aplicação de novos canais e formatos de comunicação e interação com seus clientes. Outro assunto que despertou a atenção dos participantes foi a palestra de Fred Alecrim sobre as tendências mundiais do varejo e a influência destas no mercado. Os patrocinadores Cardif e Vista Soft também participaram do evento, levando aos associados conteúdos temáticos referentes aos temas do encontro, que era Gestão e Tecnologia.
DIA 2: IMERSÃO EM CONTEÚDOS
O segundo dia foi marcado por conversas e muita troca de informação. A economista Patrícia Palermo iniciou as atividades com a palestra ‘O que esperar de 2017’, onde fez um levantamento atual da economia e situou o mercado imobiliário dentro desse panorama, com boas notícias para o setor como a valorização mesmo que ainda tímida dos imóveis. Pablo Fabian, diretor executivo da entidade apresentou os resultados da reunião de planejamento estratégico, seguido pela apresentação de Rubens Elias Filho, advogado e presidente da AABIC – Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo, que falou aos associados sobre a ‘Ética e Compliance’ dentro das empresas.
Um dos momentos mais esperados pelos participantes foi o workshop com o consultor em inovação Max Yogoro, que apresentou o conceito do ‘Design Thinking’ como um método eficaz para inovar e solucionar desafios complexos, cheios de incertezas e mal definidos que muitas vezes atrapalham os processos dentro das organizações. “O workshop foi focado em entender a relevância da inovação para o mercado. As empresas precisam compreender que em alguns momentos é preciso encarar os riscos de se inovar, além de enxergar a necessidade de transformação por meio da percepção e da necessidade de explorar o interesse do cliente”, citou Max.
O consultor estratégico Carlos Nepomuceno encerrou essa edição do evento falando sobre a “Uberização da sociedade e os impactos no setor imobiliário”. O especialista vem estudando a evolução digital em algumas áreas, como a do Mercado Imobiliário, e observou a mudança que vem sendo feita nesse ramo, que é ‘uma mudança que está acontecendo numa velocidade enorme e tem um impacto muito grande na área imobiliária, que passou anos sem se atualizar. Meu objetivo é mostrar o porquê dessa mudança. Estamos vivendo num mundo bimodal. Um que é pré-digital e outro que é digital, onde Uber, YouTube e Facebook fazem parte desse mundo. Nesse modelo o conceito básico está na autogestão, utilizando uma nova linguagem humana, os clicks. “Uberizar” os mais diversos serviços é uma tendência e quem não segui-la vai perder valor”, explicou.
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
Para Pedro Fernandes, presidente da ABMI, o balanço é mais do que positivo em relação ao encontro e a presença dos associados. ‘O evento acontecido em Natal gerou uma grande conexão com o momento atual do mercado e o intercâmbio de experiências promoveu uma perspectiva integral do cenário imobiliário no país, com iniciativas de vanguarda e provocando mudanças em nosso mercado como um todo’, comenta. Já para o vice- presidente da entidade, Fernando Gonçalves Reis, ‘o encontro foi muito produtivo e motivador. Além do planejamento da ABMI para os próximos anos, iniciamos a preparação para as comemorações dos 20 anos da entidade e debatemos temos de relevância para o presente e o futuro do mercado imobiliário, gerado pela influência da tecnologia’.
PRÓXIMA PARADA: MARÍLIA
A cidade de Marília/SP é quem receberá a edição seguinte do encontro, entre os dias 28 e 30 de junho e onde se dará o início das comemorações dos 20 anos de atuação da entidade, que serão completados em 2018. O anfitrião dessa reunião será Roberto Borghetti de Melo, da TOCA Imóveis e um dos idealizadores da associação. De acordo com o diretor executivo da ABMI, Pablo Fabian, a próxima edição será um momento de valorizar os associados e as empresas que fazem parte desse seleto grupo. “ Esse será o encontro que terá como foco os 20 anos da associação. Nós somos fundamentados em uma grande rede de afetos e nossa próxima reunião será um momento de valorizar o que temos de melhor, com uma pauta que resgatará a conexão entre as pessoas e as empresas nos mais diversos níveis”, explicou.
SOBRE A ABMI
Fundada em 1998, a ABMI é uma organização e sem fins lucrativos que tem como objetivo principal proporcionar espaço para potencializar a competitividade e a troca de informações entre seus participantes – imobiliárias líderes em seus mercados, pautadas pela ética e diversidade de produtos. Presente em 15 estados, tem como foco a inovação e foi pautada como um espaço de troca, desenvolvimento, criatividade e relacionamento. A entidade constrói juntamente com seus associados uma marca de vanguarda no mercado com base no posicionamento e opinião de seus integrantes. Os encontros presenciais de benchmarking acontecem a cada quatro meses e tem sempre como anfitriã uma imobiliária associada nos estados onde atua.