Como aplicar práticas ESG na administração do condomínio?
Publicado em

Como aplicar práticas ESG na administração do condomínio?

Sustentabilidade. Responsabilidade social. Impactos ao meio ambiente. Recursos naturais. Eficiência energética. Biodiversidade. Reciclagem. Mudanças climáticas. Consumo consciente. Certificação ambiental.

Esses são alguns dos diversos termos sustentáveis que vem ganhando força nos últimos anos, em vários setores da sociedade. Inclusive no mercado imobiliário e condominial.

Em muitos condomínios, por exemplo, é comum implantar sistemas de energia solar ou captação de água da chuva, entre outros meios de manter a rotina sustentável.

A bem da verdade, tudo isso está conectado ao conceito de ESG. Você já ouviu falar disso?

ESG é uma sigla em inglês para as palavras:

Environmental = Ambiental

Social = Social

Governance = Governança 

Na prática, são condutas que impulsionam uma empresa a ser mais consciente e sustentável através de um novo olhar para a natureza, priorizando-a e entendendo sua importância para a manutenção do planeta.

E se você está se perguntando como aplicar práticas ESG na administração do condomínio, continue a leitura para entendermos melhor sobre isso.

Práticas ESG na administração do condomínio: o que fazer para tornar o empreendimento mais sustentável?

PLANO AMBIENTAL (Environmental)

Das práticas ESG na administração do condomínio, certamente o pilar ambiental é o mais desafiador.

Nesta área, existe a busca para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente com todas as ações concentradas nas mudanças climáticas, melhor utilização dos recursos naturais, gestão de resíduos, entre outros.

Alguns exemplos:

Áreas verdes

O cultivo de jardins e a preservação da vegetação local, inclusive com o apoio da comunidade, como a criação de uma horta para que todos os moradores possam plantar e colher alimentos.

Coleta seletiva e reciclagem

Além de ser uma prática ambiental, a reciclagem também contribui para a economia, já que muitas famílias obtêm sua renda deste trabalho de selecionar e reciclar materiais. 

Eficiência energética

O uso de lâmpadas LED é uma das principais formas de poupar recursos no condomínio, sendo que muitas têm sensor de presença, ou seja, são ligadas apenas quando tem alguém no ambiente.

PLANO SOCIAL

Na área Social, tudo tem a ver com a comunidade em que o condomínio está inserido, sejam os moradores, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, visitantes. 

Aqui, a administração do condomínio vai trabalhar para que o ambiente seja harmonioso para todas as pessoas que o frequentam, proporcionando relações respeitosas e equilibradas.

Alguns exemplos de práticas de ESG na administração do condomínio relacionadas a sociedade:

Boas condições de trabalho para os funcionários

Isso pode ser proporcionado através da oferta de cursos de capacitação, feedbacks e trocas de experiências, uso de EPIs em cada função, entre outros.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados precisa ser cumprida, não apenas por ser uma legislação, mas em respeito a privacidade de cada pessoa. Portanto, é essencial ter responsabilidade com os dados e informações pessoais de quem circula pelo condomínio.

Participação dos moradores

A cooperação dos moradores em assembleias condominiais e eventos gera um ambiente mais harmonioso e respeitoso, onde todos podem ser ouvidos e propostas de melhorias podem sair do papel para proporcionar mais qualidade de vida a todos.

PLANO DE GOVERNANÇA

Entre as práticas ESG na administração do condomínio, o setor de Governança está totalmente ligado a gestão.

Essa área é responsável pela maneira como o condomínio é administrado, levando em consideração conceitos como ética, responsabilidade fiscal, transparência nas decisões, entre outros.

Alguns exemplos:

Transparência financeira

Os moradores são donos do patrimônio do condomínio e tem confiança que a gestão do síndico será correta, principalmente na área financeira. Sendo assim, é essencial a apresentação de relatórios periódicos para que todos saibam como seus recursos estão sendo investidos.

Documentação

É fundamental que a administração do condomínio esteja em conformidade com a legislação vigente, além de ter todos os documentos em dia.

Comunicação

Um dos principais problemas na gestão de um condomínio é a comunicação com os moradores. Por isso, na área de governança, é essencial manter canais de comunicação ativos para evitar ruídos e informações falsas quanto as atividades do empreendimento.

Qual a importância das práticas ESG na administração do condomínio?

As práticas ESG ajudam não só a preservar o meio ambiente, mas também a melhorar a qualidade de vida dos condôminos e a promover uma gestão mais ética e responsável do condomínio. Implementá-las cria um impacto positivo a longo prazo, tornando o condomínio mais atrativo, eficiente e socialmente responsável.

Os benefícios são diversos:

  • Novos moradores
  • Redução de custos
  • Inclusão e Diversidade
  • Valorização imobiliária
  • Mais qualidade de vida
  • Convivência harmônica
  • Certificações ambientais
  • Maior eficiência operacional
  • Contribuição para a sociedade
  • Conformidade com regulamentações
  • Possível aumento na receita condominial
  • Engajamento e Participação dos moradores

SAIBA MAIS -> Entenda porque as empresas estão correndo atrás da sigla: ESG

Projeto CondomínioTerra: exclusivo para clientes Prolar

Se você é um síndico que pretende implantar práticas ESG na administração do condomínio, o projeto CondomínioTerra, da Prolar, é ideal para te ajudar!

O CondomínioTerra é um projeto que visa a intervenção física e alterações de rotina nos condomínios, por meio de uma série de ações que geram redução de custos nas taxas condominiais, proporcionando uma edificação mais eficiente e com processos sustentáveis.

Por que ser um CondomínioTerra?

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Equipamentos mais modernos e eficientes no condomínio ajudam na valorização do imóvel.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Investimentos em processos sustentáveis reduzem significativamente as contas de luz e água.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Conecta os moradores e cria comunidades condominiais mais harmônicas e felizes.

SAÚDE E BEM-ESTAR DOS MORADORES

Sistemas de ventilação adequados, espaços verdes e sistemas de gerenciamento de resíduos, bem como outros processos, promovem um ambiente de vida saudável.

Fale conosco e saiba mais sobre o CondomínioTerra para aplicar práticas ESG na administração do condomínio!

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse