Qual tipo de síndico você é?
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Qual tipo de síndico você é?

  • "Ah, mas o síndico deveria ser mais transparente"
  • "O síndico só fala as coisas pela metade. Ou não fala"
  • "O síndico sempre esquece disso"
  • "O síndico está sempre cochichando com aquele morador"
  • "Acho que o síndico faz o seu melhor, mas poderia ouvir mais os condôminos"
  • "Estou sentindo falta de mais reuniões e debates"
  • "O síndico precisa ser mais rápido na manutenção do condomínio"
  • "Acho que o síndico é mais legal com uns moradores do que com outros" 

Você, síndico, já escutou uma dessas frases por aí? Se reconheceu em alguma delas?

Bom, essas são apenas algumas das frases que os moradores de qualquer condomínio falam sobre os síndicos. 

Afinal, apesar de o dia a dia no condomínio ser comum em todos os lugares, os síndicos são diferentes. Existe síndico que resolve tudo na hora, outros que deixam para depois. Tem síndico que ouve todos os moradores, e outros que resolvem praticamente tudo sozinhos. 

Qual tipo de síndico você é?

Bem, caso você não saiba, de acordo com o Instituto Eneagrama, existem alguns perfis psicológicos dos síndicos que determinam seu modo de trabalhar. 

Continue a leitura e descubra qual tipo de síndico você é.

Eis a questão: Qual tipo de síndico você é? 

DEMOCRÁTICO

"O que vocês acham?"

Essa é uma frase clássica deste tipo de síndico. Geralmente, eles têm um bom relacionamento com todos os condôminos e incentivam a participação de todos nas assembleias e tomadas de decisão. Estão sempre abertos a ouvir as opiniões e sugestões dos moradores para melhorias no condomínio.

Prezam pela transparência na comunicação, mas, por outro lado, podem fazer as demandas de um jeito mais lento.

Dica ➡️ Monte comissões ou delegue funções para os conselheiros do condomínio, deixando outras pessoas responsáveis por arrecadar opiniões e ouvir as urgências.

EMPREENDEDOR 

"Vou dizer o que o condomínio ganha com isso"

Este tipo de síndico está sempre buscando uma forma de beneficiar o condomínio, através de um desconto com fornecedor, por exemplo. 

Tem característica de negociador e administra o condomínio como se fosse uma empresa. Sendo assim, faz questão de fazer os acordos pessoalmente, para se certificar que os benefícios combinados estão corretos.

Tem grande apoio dos moradores, pois é focado em diminuir os custos. Mas, por estar sempre focado no orçamento, pode não prestar atenção em outras áreas e deixar passar demandas importantes.

Dica ➡️ Além da parte financeira, também é preciso observar a qualidade dos serviços prestados. Você pode enxergar o condomínio como uma empresa, mas não pode se esquecer que o objetivo não é o lucro.

Dica extra ➡️ A Prolar conta com um programa de crédito condominial em parceria com a Sicredi, para oferecer as melhores soluções de crédito para o seu condomínio. Saiba mais.

PAU PRA TODA OBRA 

"Se precisar, me liga"

Apesar de o condomínio ter zelador, o síndico prestativo gosta de participar de diversas demandas do condomínio, como uma reforma. Por isso, não é incomum que ele tenha ferramentas sempre à mão.

É um tipo de síndico ágil na resolução de problemas, que está sempre procurando soluções e novas alternativas para sua administração. 

Mas, um problema: a prestatividade exagerada com todos pode deixar algumas prioridades esquecidas.

Dica ➡️ Não faça tudo sozinho. Conte com a sua administradora para questões mais complicadas, contrate serviços especializados para resolver algumas demandas e saiba gerenciar seu tempo.

OCUPADO

"Desculpa, querido, agora não posso"

Tem síndico que nunca pode. Nunca pode ouvir o morador por cinco minutos. Nunca pode conversar com os condôminos após a assembleia. Nunca responde e-mail ou mensagens. Está sempre ocupado.

Este é o tipo de síndico que não gosta de ser síndico porque também é morador. Ele foi eleito por sorteio ou porque ninguém quis assumir o cargo, já que os outros moradores também não quiseram contratar um síndico profissional.

Quem perde é o próprio condomínio, já que este síndico acaba delegando suas funções para a administradora ou para o conselho, o que causa uma falta de contato com os moradores.

Dica ➡️ Independentemente do motivo pelo qual essa função caiu no seu colo, é importante dar o seu melhor. O ideal é delegar tarefas, gerenciar seu tempo para as obrigações básicas ou renunciar ao cargo.

JURÍDICO

"Então, a legislação diz que..."

No geral, são advogados e fazem tudo pelos olhos da lei. Estão sempre focados se as demandas estão dentro da legislação, preocupados para que não haja ilegalidades.

Pela sua capacidade analítica e jurídica, a administração do condomínio está sempre em ordem! Também são fonte de orientação para os moradores, em diversos assuntos.

No entanto, podem ser arrogantes na hora de ouvir opiniões, achando que estão sempre com a razão.

Dica ➡️ Abra sua mente e não fique preso à legislação para todos os assuntos. Com acordos internos e atenção a convenção do condomínio, é possível resolver pequenos problemas.

MILLENNIALS 

"O que vamos modernizar hoje?"

Apesar da profissão síndico já ser antiga, cada vez mais pessoas tem se profissionalizado, inclusive a geração dos millennials. Estamos falando de quem nasceu a partir dos anos 80. 

Essa geração de síndicos, portanto, por estar mais acostumada com a internet e inteligência artificial, tem a tendência de modernizar tudo e otimizar o tempo de todos. Além disso, são o tipo de síndico que se importam mais com a sustentabilidade, com ideias para que o condomínio cuide mais do meio ambiente.

Ah, também estão sempre conectados e preferem resolver os problemas online. Porém, por não visitarem o condomínio, não convivem com os moradores e não observam os problemas.

Dica ➡️ Apesar da tecnologia ser uma facilitadora na rotina, nem todos são familiarizados com os recursos de inteligência artificial. Para os condomínios com moradores mais velhos, é importante propor soluções tradicionais.

Dica extra ➡️ A Prolar conta com o projeto Condomínio Terra, que tem o objetivo de colocar em prática uma série de ações que gerem redução de custos nas taxas condominiais, proporcionando uma edificação mais eficiente e processos mais sustentáveis.

FOFOQUEIRO

“Vem cá, deixa eu te contar…”

Sempre tem um síndico fofoqueiro por aí. É aquele tipo de síndico que gosta de ser o bom amigo e ouve todos os moradores, sobre coisas pessoais.

Daí, parte para "comentar" com outros moradores.

Dica ➡️ Pare de falar da vida dos outros. Além de ser feio, é falta de profissionalismo. Converse com os moradores, mas evite perguntar assuntos pessoais e, caso alguém entre neste assunto, corte. 

OMISSO

"Ah, não foi nada não"

O condomínio está cheio de problemas, mas, quando questionado pelos moradores, este tipo de síndico sempre vai dizer que "não foi nada, não".

Além de fingir que nada está acontecendo, é lento para tomar providências nas situações rotineiras e nas emergências. Então, os problemas se acumulam: inadimplência, brigas, equipamentos quebrados, vazamentos e desvalorização do condomínio.

Dica ➡️ O ideal é mudar de postura. Lembre-se que o condomínio é patrimônio de diversas pessoas que o contrataram, confiando no seu zelo e bom trabalho. Sua obrigação é dar o seu melhor.

E então, se achou por aí? Qual tipo de síndico você é, afinal?

Sabemos que a bagagem profissional é individual e cada condomínio impacta na forma de trabalhar. O importante é ter inteligência emocional suficiente para saber lidar com os moradores e os problemas que surgem pelo caminho.

SAIBA MAIS -> Como os síndicos podem desenvolver inteligência emocional?

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