Como administrar conflitos entre moradores no condomínio?
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Como administrar conflitos entre moradores no condomínio?

Era apenas um dia normal para o síndico. Mas, de repente, o telefone toca. 

  • “Oi síndico, fulano do Bloco A, fez isso e isso e isso. Gerou  a maior confusão com o fulano do Bloco B. Precisamos de você para resolver".

Pronto. A temporada de conflitos entre moradores está aberta. 

Mas, quem disse que esse acontecimento não é normal no dia a dia do síndico?

Na realidade, administrar conflitos entre moradores é apenas uma tarefa comum na rotina de um síndico e na administração de condomínios.

E os motivos dos conflitos vão do básico ao extremo: mau uso das áreas comuns, visitas impertinentes, barulho, pets, vagas na garagem, inadimplência, falta de privacidade, danos à estrutura, falta de respeito às regras do condomínio, entre outros. 

Para dizer a verdade, a convivência entre vizinhos é difícil mesmo, porém, o respeito deve predominar e a situação nunca pode passar dos limites boa vizinhança.

Para isso, o síndico deve usar de toda a sua inteligência emocional para administrar os conflitos entre os moradores. 

Se você quer saber como fazer isso, continue a leitura.

O que fazer para administrar conflitos entre moradores?

MEDIAÇÃO 

A mediação de conflitos entre os moradores é uma das funções do síndico. Como representante dos condôminos, o síndico é a pessoa certa para enxergar a situação "de fora" e ajudar a trazer a harmonia novamente para o condomínio.

O que pode ser feito durante a mediação?

  • Identificar o problema
  • Conversar com os protagonistas do conflito
  • Incentivar o diálogo
  • Identificar os interesses em comum
  • Explorar soluções

IMPARCIALIDADE

Na mediação de um conflito, é essencial que o síndico atue com imparcialidade em relação a todas as partes envolvidas.

Embora o síndico possa ter maior proximidade com alguns moradores, é fundamental que essa relação não influencie suas decisões. Favorecer uma das partes em qualquer situação é uma atitude inadequada, especialmente quando se trata de resolver uma discórdia, onde alguém pode estar sendo injustiçado.

Ao agir com imparcialidade, o síndico assegura que os responsáveis sejam devidamente penalizados, garantindo justiça no processo.

COMUNICAÇÃO

No geral, o síndico profissional aparece pouco no condomínio. Mas, isso não quer dizer que seu contato com os moradores também tenha que ser distante.

Atualmente, é possível manter vários canais de comunicação com os moradores para conversar, trocar ideias e entender como está a rotina no condomínio para analisar se existem conflitos entre os moradores. 

O síndico deve se propor a sempre atender os moradores, seja para tirar dúvidas ou receber sugestões. Uma comunicação transparente pode ser a chave para resolver conflitos mais rapidamente e trazer a harmonia de volta para o ambiente.

ASSEMBLEIAS E REUNIÕES

Além de aplicativos de mensagens, e-mails e comunicados, as assembleias condominiais são essenciais para resolver conflitos entre os moradores. 

É o momento de aproveitar que todos os moradores estão presentes para tomar decisões e buscar soluções juntos, evitando que outros conflitos sejam criados. 

A comunicação clara e o respeito mútuo são fundamentais para um ambiente harmonioso, evitando que pequenas discordâncias se transformem em problemas maiores.

ADVERTÊNCIAS E MULTAS

Tentou conversar com os moradores e não deu certo?

Então, é hora de aplicar advertências e multa, penalizações que devem ser usadas como última opção para administrar conflitos entre moradores.

No geral, isso está previsto no regulamento interno ou na convenção do condomínio. Sendo assim, em tese, os moradores estão cientes da aplicação dessas medidas.

Vale ressaltar que o morador penalizado tem direito de defesa e o síndico deve ter provas de tudo o que aconteceu para que o conflito tenha chegado nessa resolução.

SAIBA MAIS -> 5 características de um bom síndico na administração de condomínios

Administrar conflitos entre moradores em um condomínio exige sensibilidade, comunicação eficaz e uma abordagem equilibrada para entender as necessidades dos moradores e manter as regras do condomínio, sempre visando à harmonia e ao bem-estar coletivo.

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