Você sabe quais são as funções do síndico?
Publicado em

Você sabe quais são as funções do síndico?

Você certamente já sabe que o síndico é a pessoa responsável por um condomínio. Entretanto, você sabe quais são, exatamente, as responsabilidades assumidas nessa função?

Muito além de convocar assembleias e de ser o porta-voz de todos os moradores do local, as funções do síndico incluem incumbências de grande responsabilidade e seriedade, que são compreendidas apenas por profissionais especializados nesse tipo de serviço.

Falando na especialização do síndico, precisamos entender a diferença entre o síndico morador e o profissional.

Síndico morador

O síndico morador reside no condomínio e assumiu o cargo exatamente porque foi eleito pelos demais condôminos. Um dos principais desafios de um morador exercer essa função é equilibrar a convivência pessoal com as responsabilidades administrativas, e isso inclui ser imparcial na tomada de decisões, sem dar vantagem para amigos. 

No geral, o síndico morador tem uma gestão mais participativa, por conhecer melhor os condôminos. 

Síndico profissional

Já o síndico profissional é autônomo ou trabalha para uma empresa contratada. Este profissional tem bastante conhecimento na área de administração de condomínios, o que é muito vantajoso para empreendimentos com muitos moradores.

Por não morar no condomínio, o profissional consegue tomar decisões mais claras e justas. Além disso, tem acesso a uma ampla rede de recursos, seja softwares de gestão ou variados contatos de fornecedores.

Agora que já esclarecemos as diferenças entre os dois tipos de síndicos, vamos descobrir quais são as funções do síndico?

Continue a leitura!

Funções do síndico: quais são as principais atividades do dia a dia?

SER O REPRESENTANTE LEGAL DO CONDOMÍNIO

Entre todas as funções do síndico, a principal é representar o condomínio legalmente. Aliás, essa é uma determinação do Código Civil.

Sendo assim, cabe ao síndico defender o patrimônio e os interesses dos moradores. Isso significa que a omissão do síndico diante de um prejuízo causado ao condomínio, pode levá-lo a assumir a responsabilidade civil e criminalmente.

EVITAR A INADIMPLÊNCIA

Qual é o principal desafio da vida de um síndico? As finanças, claro! 

A inadimplência, então, é o problema central do dia a dia e a tarefa de evitá-la é justamente uma das funções do síndico mais essenciais.

O ideal é que o síndico analise a situação do morador inadimplente e ofereça novas alternativas de pagamento, para evitar o acionamento de medidas legais.

ORGANIZAR REUNIÕES

Toda a organização das assembleias condominiais é realizada pelo síndico. Elas acontecem esporadicamente para que o síndico proponha a implementação de novos equipamentos, reformas, entre outros assuntos. Também é nessas reuniões que os moradores têm a oportunidade de se manifestar para melhorar a rotina condominial.

Aliás, as reuniões condominiais são uma ótima oportunidade para que o síndico faça a prestação de contas aos condôminos, denotando a transparência do seu trabalho. 

MANUTENÇÃO DO CONDOMÍNIO 

Se o condomínio precisa de reforma ou de um novo equipamento, faz parte das funções do síndico efetuar a negociação com o conselho, contratar fornecedores, supervisionar o andamento do projeto e, acima de tudo: garantir que tudo fique dentro do orçamento estipulado.

CUIDAR DA SEGURANÇA

Um dos principais motivos pelo qual as pessoas escolhem morar em condomínio, é porque este tipo de empreendimento oferece mais proteção, devido às diversas tecnologias, como câmeras, alarmes, portaria remota, entre outros. 

Com isso, o síndico é responsável por implementar e supervisionar medidas de segurança no condomínio, além de garantir o cumprimento de normas de defesa, como a prevenção contra incêndios.

GESTÃO FINANCEIRA

Muito além de evitar a inadimplência, também faz parte das funções do síndico todas as outras tarefas da gestão financeira, que incluem:

  • Controle de receitas e despesas
  • Elaboração e execução do orçamento anual
  • Prestação de contas periódica aos condôminos
  • Pagamento de fornecedores e prestadores de serviços
  • Cobrança de taxas condominiais e aplicação de multas

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Se em uma casa onde moram poucas pessoas existem brigas, imagine em um condomínio com centenas de indivíduos que não são da mesma família? É claro que, vez ou outra, os ânimos se exaltam e o síndico é chamado para mediar a situação.

Nestes casos, o ideal é mediar o conflito de uma maneira justa e imparcial, para buscar soluções que atendam aos interesses do condomínio como um todo.

Para melhorar a atuação do síndico, o mais aconselhável é contratar uma administradora de condomínios, pois essas tarefas requerem tipos específicos de conhecimento, como financeiro e jurídico. Nesses casos, a administradora estará ao lado do síndico, para que os problemas sejam solucionados e o condomínio siga em pleno funcionamento.

A harmonia de um empreendimento pode ser conquistada com maior facilidade nas mãos de um profissional que seja especializado na gestão de condomínios. Que tal conhecer mais sobre esse tipo de serviço?

SAIBA MAIS -> 6 vantagens em contratar uma administradora de condomínios

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse