5 dicas práticas para uma gestão eficiente dos funcionários do condomínio
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5 dicas práticas para uma gestão eficiente dos funcionários do condomínio

Como principal responsável pelo condomínio, o síndico tem muitas obrigações a cumprir para garantir que a rotina do empreendimento funcione da melhor forma possível. 

Entre essas obrigações, o síndico precisa fazer uma gestão eficiente dos funcionários do condomínio - porteiros, seguranças, zeladores, vigias, profissionais da limpeza e manutenção, jardineiros, entre outros.

Embora muitos profissionais sejam contratados por empresas terceirizadas, todos estão sujeitos às normas do condomínio e, em algum momento, podem ter contato direto com o síndico para tratar de assuntos do dia a dia.

No entanto, essa gestão eficiente dos funcionários do condomínio pode ser desafiadora, principalmente diante da diversidade de perfis, rotinas e necessidades que cada prédio apresenta.

Como manter os funcionários motivados? Como criar um ambiente de trabalho saudável? O que fazer se um morador brigar com um funcionário? Como analisar o currículo de um funcionário? Como lidar com faltas de funcionários?

Essas e outras questões estão na cabeça de muitos síndicos - até porque, algumas dessas situações acontecem no dia a dia condominial.

Prossiga na leitura e algumas dicas para aprimorar a sua gestão!

Quais são as melhores práticas para adotar uma gestão eficiente dos funcionários do condomínio?

A equipe de funcionários é o coração do condomínio. Quando bem orientada, valorizada e acompanhada, ela atua de forma mais eficiente, trazendo mais tranquilidade para os moradores e menos dores de cabeça para o síndico. 

Se você é síndico ou atua em um condomínio, confira estas dicas práticas e eficazes para otimizar a gestão da equipe:

DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES

Todo funcionário é contratado para um cargo específico. No entanto, sempre tem um ou outro que faz algo que não está no seu escopo de trabalho - muitas vezes, para dar um apoio ao colega. Por exemplo, zeladores que dão uma força aos porteiros na portaria.

O ideal é que isso não aconteça, para que algumas tarefas não sejam ignoradas ou mal executadas. Além disso, essa prática é perigosa para o condomínio diante da rescisão de contrato de um funcionário, que pode alegar acúmulo de função e cobrar seus direitos.

No momento da contratação, o funcionário deve receber um descritivo da sua função, com todas as suas tarefas. Assim, o síndico pode fazer as devidas cobranças pelo trabalho prestado, evitando exigências indevidas dos moradores.

IMPLANTAÇÃO DE ROTINAS E PROCESSOS OPERACIONAIS

Todo trabalho, por mais dinâmico que seja, funciona por meio de rotinas. Quando falamos em condomínios, não podemos esquecer que estamos falando da casa de diversas pessoas.

Isso significa que a rotina e os processos operacionais dos funcionários é essencial para o bom funcionamento das rotinas dos moradores.

Por exemplo, a limpeza da piscina deve ser feita com a regularidade correta, para que os moradores possam aproveitá-la quando quiserem. Se essa limpeza atrasar, a saúde e o bem-estar de todos pode ficar comprometido.

Para garantir que as rotinas e processos sejam respeitados na gestão eficiente dos funcionários do condomínio, é interessante que o síndico faça o controle das atividades, com planilhas, quadros de avisos ou aplicativos. Com a previsibilidade das atividades, é possível evitar improvisos para saber o que fazer no momento dos imprevistos.

TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES

Para realizar uma gestão eficiente dos funcionários do condomínio, é necessário que a equipe seja treinada e capacitada periodicamente, a fim de desempenharem suas funções com mais segurança. Os treinamentos também são fundamentais para que os funcionários se sintam mais valorizados!

Além disso, capacitações frequentes reduzem erros, previnem acidentes e aumentam a satisfação dos moradores com os serviços prestados.

Separamos alguns temas que podem ser úteis na capacitação dos funcionários:

  • Primeiros socorros 
  • Prevenção de incêndios
  • Limpeza e uso correto de produtos
  • Atendimento ao público e postura profissional
  • Comunicação não violenta e resolução de conflitos
  • Últimas novidades na área de Segurança e Controle de acesso

COMUNICAÇÃO CLARA E CONSTANTE

Muitos problemas em uma empresa ou em outros tipos de relacionamentos acontecem por uma questão básica: ruídos de comunicação. 

Mas, para que o dia a dia de trabalho aconteça sem problemas, é fundamental que as pessoas se comuniquem. Por isso, a boa comunicação do síndico com a equipe é essencial para todos!

Algumas boas práticas de comunicação para melhorar a gestão dos funcionários do condomínio:

  • Registro de ocorrências
  • Estar sempre aberto para ouvir a equipe
  • Realizar reuniões semanais ou mensais com a equipe
  • Oferecer feedbacks frequentes para melhoria de desempenho
  • Oferecer canais oficiais de comunicação, como grupos no WhatsApp 

ATENÇÃO À LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Faz parte das funções do síndico atuar como responsável legal pelo condomínio e isso significa cumprir a legislação trabalhista.

Mas, além da obrigação legal, esse cumprimento também é uma forma de garantir a segurança jurídica do condomínio e o bem-estar dos colaboradores.

Síndico, existem alguns pontos de atenção em relação à legislação trabalhista:

  • Pagamento de horas extras e adicionais
  • Registro em carteira e férias conforme a lei
  • Equipamentos de proteção individual (EPIs), quando necessário
  • Controle correto da jornada de trabalho (inclusive plantões e escalas)

SAIBA MAIS -> 5 características de um bom síndico na administração de condomínios

Realizar uma gestão eficiente dos funcionários do condomínio é uma forma inteligente de elevar a qualidade dos serviços prestados, garantir um ambiente mais organizado e reduzir conflitos. Investir em organização, capacitação e apoio profissional fortalece a atuação do síndico e valoriza o patrimônio coletivo. 

Com boas práticas, todos ganham: moradores, colaboradores e a administração.

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