Grupo de WhatsApp do condomínio: boas práticas para síndicos e moradores
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Grupo de WhatsApp do condomínio: boas práticas para síndicos e moradores

Grupo da família. Grupo do trabalho. Grupo do grupo do trabalho. Grupo de amigos. 

Você já sabe do que estamos falando, não é?

Grupos de WhatsApp. Tem quem ame, e tem muita gente que odeia, afinal, são muitas notificações.

E para quem mora em condomínio, ainda é obrigado a fazer parte de mais um: o grupo de WhatsApp do condomínio

Mas, será que os moradores são realmente obrigados a participar do grupo de WhatsApp do condomínio

Segundo a legislação, não. Não existe lei que obrigue os moradores a participarem do grupo de WhatsApp do condomínio. 

Essa tecnologia é apenas uma forma de facilitar a comunicação entre moradores e administração, com o envio de recados e comunicados, além de outras informações que os próprios moradores achem pertinentes compartilhar uns com os outros.

No entanto, sabemos que muita gente "passa do ponto" em relação ao objetivo de qualquer grupo de WhatsApp. Por isso, é preciso ficar atento sobre essa convivência virtual entre os moradores.

Continue a leitura e saiba mais sobre as melhores práticas para síndicos e moradores dentro do grupo de WhatsApp do condomínio.

Quem pode criar e quais são os objetivos do grupo de WhatsApp do condomínio?

A criação do grupo é uma tarefa para o síndico ou para a administradora do condomínio. No entanto, como não é previsto em lei, o grupo deve ser criado após a autorização dos moradores, durante a Assembleia.

Todos devem entender os objetivos do grupo de WhatsApp do condomínio que, no geral, são:

  • Interação e socialização entre os moradores
  • Ajudar na organização de assembleias e votações
  • Enviar avisos rápidos sobre assuntos urgentes ou notificações sobre manutenções programadas, eventos, entre outros
  • Servir como canal de comunicação em situações emergenciais, como invasões, acidentes ou questões de segurança no bairro
  • Permitir que os moradores compartilhem questões ou problemas sobre segurança, vazamentos, falhas em áreas comuns, entre outras questões que podem ser resolvidas rapidamente

Em todo caso, moradores e síndico precisam entender que o WhatsApp não é o canal de comunicação oficial do condomínio. O app deve ser utilizado apenas como um complemento dos canais oficiais. 

Quais as principais regras do grupo de WhatsApp do condomínio?

ENVIAR APENAS ASSUNTOS PERTINENTES

Falamos anteriormente que o grupo do WhatsApp do condomínio deve servir para envio de avisos urgentes, lembretes de reuniões e assembleias, informações sobre problemas, etc.

Porém... todo grupo de WhatsApp tem um desavisado que esquece as regras ou simplesmente as ignora.

Sim, tem gente que gosta de repassar uma corrente de oração ou superstições, pautas políticas, inúmeras figurinhas de "bom dia", reportagens e muitos memes. 

Mas, o grupo de WhatsApp do condomínio não é tão importante como o grupo da família ou do trabalho. Isso significa que receber notificações toda hora - e sem importância nenhuma - traz irritação e impaciência com a vizinhança.

Isso acarreta mais problemas - desnecessários - para o síndico solucionar. 

NÃO É O CANAL OFICIAL DE COBRANÇA PARA O SÍNDICO

As pessoas estão acostumadas com respostas rápidas no WhatsApp, afinal, esse é um dos objetivos desta rede social. No entanto, enviar várias reclamações para o síndico e aguardar soluções imediatas não vai adiantar.

Primeiramente, o WhatsApp não é o canal oficial de comunicação do condomínio. Além disso, sabemos que muitas questões precisam de tempo para serem solucionadas, pois é preciso aprovação dos moradores, liberação de recursos, contratação de fornecedores, entre outras coisas.

NÃO ESPALHAR BOATOS

Ah, um morador ouviu dizer que a padaria foi assaltada. Outro morador viu uma pessoa estranha no bairro.

Bom, se você não tem certeza do assalto, isso é fake news. E se você não conhece aquele estranho, claro que ele será um estranho - mas não necessariamente alguém perigoso.

Espalhar essas informações no grupo de WhatsApp do condomínio pode trazer pânico desnecessário e alterar a rotina das pessoas, trazendo complicações. 

Sabemos que alertas são muito válidos, para todos ficarem atentos ao sair ou chegar em casa, por exemplo. No entanto, é necessário ter cautela e certeza das informações.

SEM EXPOSIÇÃO DA PRIVACIDADE ALHEIA

É comum que alguns problemas sejam expostos no grupo de WhatsApp do condomínio. Algum morador pode dizer "vocês viram que a luz do corredor queimou?". Ok.

Porém, não é de bom-tom incluir fotos, nomes e vídeos das pessoas, pois isso pode causar algum tipo de constrangimento. Mesmo que o problema seja sério, o restante do condomínio não precisa saber da vida privada de alguém.

No caso do síndico, vale destacar que o WhatsApp não é lugar para expor os moradores inadimplentes. Assuntos financeiros são pertinentes apenas com o morador em questão, afinal, o condomínio inteiro não precisa saber sobre os problemas financeiros dos outros.

SAIBA MAIS -> A LGPD e os grupos de WhatsAapp em condomínios

Se usado e administrado com sabedoria, o grupo de WhatsApp do condomínio pode ser um ótimo canal de comunicação e interação entre os moradores, para resolução de problemas e melhorias na convivência.

Por isso, síndico, você precisa compreender como ser um bom gestor.

CONFIRA AQUI -> 5 características de um bom síndico na administração de condomínios

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