Reformas costumam gerar bastante dor de cabeça e demandam muito dinheiro. E, quando o objetivo é reformar a sua casa para alugar, esse desafio ganha um novo peso porque você precisa equilibrar os custos (sem fazer um rombo no orçamento) e deixar o imóvel bonito, para acelerar a locação e aliviar a parte financeira do tempo que ficou vazio.
Mas, o ponto-chave de qualquer reforma é entender que você não precisa transformar a casa inteira para torná-la interessante para locação. O segredo é gastar com estratégia e fazer escolhas conscientes, pensando no que realmente importa para o futuro inquilino.
No geral, reformar para alugar é pensar no imóvel como um produto: precisa estar em boas condições, ser prático, agradar diferentes perfis e, ao mesmo tempo, transmitir a sensação de lar.
A boa notícia é que é possível economizar na reforma do seu imóvel e acelerar a locação!
Continue a leitura e confira algumas dicas.
Quais estratégias seguir para economizar na reforma da casa para alugar?
DEFINA UM ORÇAMENTO REALISTA
Para começo de conversa, precisamos esclarecer que todo plano começa com economia e corte de gastos. Então, partindo do princípio de que você fez ou está fazendo isso, é necessário criar um orçamento para entender alguns pontos:
- Custos do material
- Mão de obra
- Valor para possíveis imprevistos
- Prazo de entrega
Se você sabe o valor máximo que pode investir na reforma, fica mais fácil manter o controle ao longo do período de obra. Um planejamento sólido ajuda você a priorizar o que realmente impacta a locação e impede que o orçamento da obra vire uma bola de neve.
CUIDADO AO ESCOLHER OS PROFISSIONAIS E COMPARE SEUS ORÇAMENTOS
Um dos grandes segredos para economizar na reforma do imóvel que você pretende alugar é a contratação dos profissionais que serão responsáveis pela obra.
O ideal é trabalhar com profissionais experientes, porque isso reduz o retrabalho, atrasos e desperdícios. Mas, a dica central é não contratar o primeiro que aparecer… você precisa analisar diversos profissionais, comparar os orçamentos e pesquisar referências de outros clientes.
A negociação de prazos, formas de pagamento e valores faz a diferença na sua economia.
PRIORIZE REPAROS ESSENCIAIS (ANTES DA ESTÉTICA)
Antes de pensar em deixar tudo bonito, é fundamental garantir que o imóvel esteja habitável, afinal, alguns detalhes podem desanimar qualquer futuro inquilino:
Infiltrações, problemas elétricos, tomadas quebradas, vazamentos, portas emperradas, janelas que não fecham…
Além de serem uma forma de você economizar na reforma, resolver essas questões aumenta a sensação de segurança e também reduz as chamadas de manutenção durante o contrato. A parte decorativa é importante, mas o ideal é que isso fique sob a responsabilidade do inquilino, para deixar tudo com a personalidade dele.
ESCOLHA MATERIAIS DURÁVEIS E FÁCEIS DE MANTER
Em um imóvel para locação, a durabilidade dos materiais da reforma é muito importante (principalmente se você vai mobiliar o imóvel para alugar). Além de não necessitar reformar sempre, quando o inquilino entra e percebe que tudo é de boa qualidade, o cuidado com o imóvel se torna natural.
Mas, como escolher materiais que te ajudem a economizar na reforma?
- Procure materiais fáceis de limpar
- Verifique a resistência dos produtos
- Invista em utensílios que não necessitam muita manutenção
- Aplique tintas laváveis, que não necessitam de retoques constantes
- Procure instalar metais de marcas confiáveis, que reduzem trocas futuras
INVISTA NA PINTURA
Uma boa pintura é uma das principais formas de economizar na reforma de um imóvel pela sua eficiência em renovar o ambiente.
No geral, para um imóvel que será alugado, o ideal é apostar em cores neutras, pois elas ajudam na sensação de amplitude do espaço e agradam todos os perfis de inquilinos. A pintura também é importante para deixar a casa com “cara” de limpa, o que pode ser um diferencial na decisão de um futuro morador.
E para proprietários de apartamento, como funciona a obra?
Bom, todas as dicas para economizar na reforma também são válidas, porém, obras em apartamentos exigem mais atenção porque existem muitas regras a serem seguidas para garantir a segurança do prédio, o respeito aos vizinhos e o cumprimento da legislação.
No geral, a legislação determina que, para reformar o apartamento, o morador precisa apresentar um plano de reforma ao síndico – além de um documento assinado por engenheiro ou arquiteto.
Existem diversos documentos obrigatórios para a liberação das obras e diversas outras questões que o proprietário precisa entender para fazer a reforma dentro da legislação.
SAIBA MAIS -> Você conhece as principais regras para obras em apartamento?
Além da reforma, existem alguns fatores que valorizam o seu imóvel, e são essenciais para garantir o retorno do seu investimento.
Mais do que divulgar o imóvel e aguardar potenciais inquilinos, é importante entender que a concorrência no mercado imobiliário é grande e os inquilinos estão cada vez mais exigentes.
Sendo assim, é preciso agregar valor ao seu imóvel para destacá-lo e acelerar a locação, o que pode garantir maior rentabilidade e preservar o seu patrimônio a longo prazo.
SAIBA MAIS -> Conheça 5 fatores que valorizam o seu imóvel na hora de alugar