Quais são os riscos de alugar um imóvel direto com o proprietário?

27 de novembro de 2025 /

Quais são os riscos de alugar um imóvel direto com o proprietário?

Com 56 anos de experiência no mercado imobiliário, já atendemos diversos clientes que se arrependeram em alugar um imóvel direto com o proprietário

Inicialmente, a justificativa é a mesma: fugir da burocracia e obter mais economia, evitando o pagamento da intermediação profissional. Mas, sabe quando o “barato sai caro?”

Pois é, justamente a falta de intermediação profissional pode causar problemas sérios, como prejuízos financeiros, insegurança jurídica e conflitos difíceis de resolver.

Afinal, a imobiliária tem a experiência exigida em uma negociação para solucionar imprevistos, fazer a avaliação do imóvel e determinar seu valor de locação, enfim, oferecer as melhores condições contratuais para proprietário e inquilino. 

Continue a leitura para entender melhor cada risco na locação de um imóvel direto com o proprietário, sem a participação de uma imobiliária.

Por que você NÃO deve alugar um imóvel direto com o proprietário?

Para que você não tenha nenhum tipo de surpresa, listamos alguns riscos existentes nesse tipo de transação, que podem ofuscar um momento tão importante como a locação de um imóvel.

GOLPES

Para muitas pessoas, a escolha de alugar um imóvel direto com o proprietário está pautada na questão financeira, pelo fato de não existirem comissões e honorários envolvidos. 

Mas, infelizmente, golpes imobiliários se tornaram cada vez mais comuns e podem acontecer de diversas maneiras:

  • Assaltos no momento da visita
  • Exigência de pagamentos antecipados sem garantia
  • Anúncio de imóvel que não existe ou com falso proprietário
  • Imóveis com pendências documentais ou problemas estruturais ocultos

Esse é um dos riscos ao alugar imóveis direto com o proprietário, que oferece perigos para a sua integridade financeira, física e moral.

FALTA DE SEGURANÇA JURÍDICA 

Quando a locação é feita diretamente com o proprietário, não há garantia de que o contrato esteja adequado à legislação vigente, como a Lei do Inquilinato

Cláusulas incorretas, omissões na negociação ou acordos verbais podem gerar discussões, deixando o inquilino totalmente desprotegido.

Por isso, é de extrema importância que se verifique toda a documentação, como a possibilidade de pendências judiciais e os impostos que não estão em dia com o pagamento.

AVALIAÇÃO ERRADA DO IMÓVEL

Um dos momentos mais importantes da locação de um imóvel é a avaliação que a imobiliária faz, com o futuro inquilino, para mostrar que o imóvel está em condições de ser habitado.

A falta de vistoria profissional é um grande risco de alugar um imóvel direto com o proprietário, porque o inquilino pode ser responsabilizado pelos problemas existentes no imóvel. 

Alguns riscos presentes na falta de vistoria:

  • Vistoria superficial ou baseada em acordo verbal
  • Cobranças indevidas ou disputas na devolução do imóvel
  • Documentação incorreta do estado do imóvel por parte do proprietário

É importante que se faça uma vistoria técnica e imparcial, a fim de que todos os detalhes do imóvel sejam relatados em um laudo, com dados relacionados à localização, estado do imóvel e benfeitorias. 

AUSÊNCIA DE SUPORTE EM MANUTENÇÃO, REPAROS E EMERGÊNCIAS

Quem aluga um imóvel direto com o proprietário pode se sentir lesado diante de algum problema, caso o dono do imóvel se recuse a resolver. 

Demora na solução de reparos, negativa de responsabilidade, dificuldades de comunicação, conflitos constantes são riscos comuns.

A imobiliária, por outro lado, sempre está disponível para agilizar a resolução dos problemas, para evitar animosidades entre ambas as partes.

REAJUSTES ACIMA DO ESPERADO

O reajuste do contrato de aluguel é previsto em lei, e deve ser feito no aniversário do contrato, ou seja, uma vez ano. Além disso, o aumento deve ser baseado nos índices permitidos e praticados no mercado, como o IPCA. 

Quando a locação é feita diretamente com o proprietário, existe a possibilidade do reajuste ser feito com valores abusivos, sem critérios técnicos e mais de uma vez ao ano. 

Com o apoio de uma imobiliária, o inquilino sabe que os reajustes seguem a legislação, evitando abusos e assegurando uma relação justa e equilibrada para todos.

SAIBA MAIS -> Dicas para quem vai morar de aluguel pela primeira vez

Vantagens de alugar com uma imobiliária

Alugar um imóvel é um processo que envolve documentos, legislação, prazos, responsabilidades e tomadas de decisão importantes. Por isso, contar com a intermediação de uma imobiliária experiente faz toda a diferença. 

Além de oferecer segurança jurídica, a imobiliária garante uma negociação equilibrada, uma locação bem administrada e a tranquilidade de saber que cada etapa está sendo conduzida por profissionais especializados.

Na Prolar, acompanhamos diariamente situações que mostram o quanto a intermediação profissional evita riscos, protege o patrimônio e oferece uma experiência muito mais segura para proprietários e inquilinos. 
SAIBA MAIS -> Entenda o passo a passo para alugar um imóvel com a Prolar em Caxias do Sul e região!