 
                        Existem muitos motivos que fazem as pessoas morarem em condomínios.
Segurança. Localização privilegiada. Praticidade. Lazer.
E quando falamos sobre lazer, não podemos pensar apenas na diversão, mas também no estresse gerado na reserva de algumas áreas comuns.
Em datas comemorativas ou feriados, por exemplo, todo mundo quer reservar o salão de festas ou a churrasqueira para reunir a família e os amigos. E o estresse pode acontecer, caso o processo de reserva das áreas comuns do condomínio não seja organizado.
Hoje em dia, existem diversos aplicativos e plataformas que podem ajudar os síndicos a organizarem a reserva de áreas comuns no condomínio. Mas, apesar de não ser uma função extremamente importante do síndico, faz parte do seu trabalho zelar pela boa convivência entre os moradores – principalmente após a pandemia, em que as pessoas passaram a se interessar mais em usar as áreas comuns para ter mais qualidade de vida.
Continue a leitura e vamos conferir como tornar a reserva das áreas comuns um processo mais prático e organizado para toda a comunidade condominial.
O que o síndico pode fazer para organizar a reserva das áreas comuns do condomínio?
Antes de falarmos sobre organização na reserva, vamos esclarecer: quais são as áreas comuns de um condomínio?
- Circulação e acesso
Hall de entrada | Escadas | Corredores | Portarias | Elevadores
- Lazer
Piscinas | Quadras esportivas | Áreas verdes | Salão de festas | Churrasqueiras | Academia | Sauna | Espaço gourmet | Brinquedoteca | Playground | Área de jogos |
- Áreas de serviço
Academia | Espaço Delivery | Mercado | Coworking | Espaço Spa/Pilates | Garagem
Vale saber que nem todas as áreas precisam ser reservadas, mas isso é estabelecido em cada condomínio. Esclarecido isso, podemos seguir para algumas dicas de organização:
REGRAS DE USO
Ao fazer a reserva das áreas comuns do condomínio, é importante que os moradores tenham conhecimento das regras de uso de cada espaço. Regras, aliás, que devem ter sido aprovadas em assembleia.
Além de estar disponíveis para todos os condôminos, é importante que as regras sejam igualitárias e não façam distinção entre as pessoas.
Algumas regras importantes sobre reserva das áreas comuns do condomínio:
- Horário de uso
- Tempo máximo de uso do local
- Tempo de antecedência para a reserva
- Capacidade máxima de pessoas no local
- Multas em caso de danos ou desrespeito de alguma regra
- Normas de devolução do local (limpeza, pagamento de taxa)
- Exigência da permanência do morador responsável pela reserva
ÁREAS COMUNS BEM CUIDADAS
É fundamental que as áreas comuns estejam sempre bem cuidadas e com a manutenção em dia, afinal, muitas pessoas frequentam esses espaços – sendo necessário evitar acidentes com moradores, visitantes e funcionários.
Além da segurança, cuidar das áreas comuns é importante também para a valorização do condomínio e satisfação dos moradores (que pagam a taxa de condomínio para isso).
ÁREAS COMUNS NÃO SÃO DEPÓSITOS
Quando um morador vai fazer uma festa, é comum que o espaço seja decorado e ornamentado. No entanto, o síndico precisa esclarecer que as áreas comuns não são depósito para guardar as decorações – até porque outro evento pode estar programado para o ambiente.
Caso o condomínio não tenha um depósito, o morador precisa encontrar outro local para guardar seus pertences.
Erros mais comuns na reserva das áreas comuns – que você precisa evitar!
A gestão das áreas comuns pode se tornar um desafio, caso o síndico não tenha um processo organizado para atender os moradores. Algumas situações que podem ocorrer:
FALTA DE CLAREZA NAS REGRAS
Se cada espaço tem a sua regra específica, os moradores não ficarão confusos na forma de reserva e uso do espaço. Além disso, com regras bem esclarecidas, é mais difícil de acontecer conflitos que podem gerar animosidades entre os condôminos.
Outro ponto importante é comunicar as regras e deixá-las expostas nas áreas comuns, para que visitantes também possam acessar.
MORADORES QUE NÃO AVISAM SOBRE CANCELAMENTO
Quando um espaço é reservado e não utilizado (sem aviso prévio), outros moradores deixam de aproveitar. Isso gera insatisfação e compromete a gestão.
Cabe ao síndico orientar sobre a importância do aviso antecipado e implementar uma política de cancelamento com prazos mínimos.
DESCONHECIMENTO DO REGULAMENTO DO CONDOMÍNIO
Parece básico, mas muitos moradores deixam de consultar o regulamento interno antes de fazer a reserva das áreas comuns. É ele quem determina horários permitidos, número de convidados, cobrança de taxa de limpeza, entre outros pontos.
Para evitar problemas, o síndico pode solicitar que todos consultem sempre o regulamento e, em caso de dúvida, falem com a administração.
AUSÊNCIA DE UM PROCESSO FORMAL DE RESERVA
Se a reserva é feita “verbalmente” com porteiros ou sem registro adequado, o risco de conflitos aumenta. Moradores podem alegar direito de uso sem comprovação, gerando disputas.
Como o síndico, o ideal é estruturar um processo formal de reserva das áreas comuns com formulário assinado, planilha de controle, sistema digital ou app condominial – exigindo a assinatura de termo de responsabilidade.
Falando em aplicativo de reserva das áreas comuns, você já conhece o App Prolar Condominial?
A ferramenta conecta moradores, síndicos, porteiros e administradores com diversos recursos que podem facilitar a sua gestão:
➡️ Publicações: Moradores, síndicos, porteiros e administradores recebem mensagens em tempo real. Avisos e recados importantes podem ser divulgados rapidamente para todos.
➡️ Boletos: É possível acompanhar seus pagamentos e, com apenas um clique, copiar o código de barras para pagar em seu Internet Banking.
➡️ Balancetes: Acompanhe as despesas do seu condomínio pelos balancetes atualizados diariamente.
➡️ Reservas: Faça as reservas dos espaços comuns (churrasqueiras, salão de festas, academia, …).
O app está disponível na App Store e Google Play para clientes Prolar. Baixe agora e confira também os principais serviços da Prolar Gestão Patrimonial!