5 sinais que está na hora de trocar a administradora do condomínio

3 de julho de 2025 /

5 sinais que está na hora de trocar a administradora do condomínio

Você sabe qual é a hora de trocar a administradora do condomínio? Bom, talvez você esteja vivendo com essa dúvida neste momento e, finalmente, encontrou um conteúdo que vai te ajudar a clarear a mente.

Hoje em dia, é muito comum que um síndico conte com o apoio de uma administradora de condomínios, para ter a certeza de que as demandas serão cumpridas com o máximo de rigor.

No geral, uma administradora de condomínios oferece apoio com serviços administrativos, financeiros e operacionais. 

Mas, em um determinado momento dessa relação de trabalho, algumas administradoras relaxam e não cumprem com as obrigações acordadas – deixando o síndico em uma situação complicada.

Então, o síndico passa a perceber alguns sinais de que o trabalho não está evoluindo e deixando a desejar. Quando isso acontece, é hora de ficar atento para se prevenir contra problemas administrativos, financeiros e jurídicos. 

Síndico, se você está nesse momento ou, se não sabe reconhecer esses sinais, continue a leitura para entender o momento certo de trocar a administradora do condomínio.

SAIBA MAIS -> Confira os serviços essenciais de uma administradora de condomínios

Quais são os principais indicativos para trocar a administradora do condomínio?

Confira alguns cenários que podem indicar problemas com a sua atual administradora do condomínio:

AUMENTO DAS RECLAMAÇÕES DOS MORADORES

Sabemos que os moradores nunca estão 100% satisfeitos com o trabalho do síndico ou da administradora.

Quando os moradores reclamam, claro que eles procuram uma resolução para o problema. Então, se isso não acontece e o nível de insatisfação aumenta, conflitos internos e até ações legais podem recair sobre o síndico. 

Sendo assim, se as reclamações aumentarem… sinal de que pode, sim, estar na hora de trocar a administradora do condomínio.

FALTA DE CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Mexeu no bolso…

O termômetro mais importante para avaliar a qualidade dos serviços de uma administradora de condomínios é a sua gestão orçamentária. 

Esse tipo de reclamação, aliás, é muito justa, afinal, a transparência financeira é um direito dos condôminos para entender como a administradora está cuidando do seu patrimônio.

Quais problemas financeiros podem indicar a necessidade de trocar a administradora do condomínio?

  • Desvio de recursos
  • Falta de transparência
  • Inadimplência em alta
  • Taxas extras inesperadas
  • Despesas não justificadas
  • Erros na prestação de contas
  • Atrasos na entrega de relatórios
  • Dificuldade de acesso às informações
  • Atraso no pagamento de fornecedores
  • Uso indevido do dinheiro do condomínio

NEGLIGÊNCIA NA MANUTENÇÃO

Um dos principais motivos que levam as pessoas a morar em condomínio é a oferta de muitas áreas de lazer ou de serviços, além de não precisarem se preocupar com a manutenção dos ambientes. 

Mas, se a administradora falha, esses espaços deixam de ser seguros para as famílias desfrutarem do seu momento de lazer.

A negligência na manutenção pode comprometer a qualidade de vida dos condôminos, além de gerar mais custos com a manutenção corretiva. 

FALHAS NA COMUNICAÇÃO

Uma das funções do síndico é fazer a mediação entre os moradores e administradora na resolução de problemas e demandas. 

Se os moradores solicitam informações ou serviços ao síndico, e este demora a responder por, justamente, falta de respostas por parte da administradora… é o síndico que vai ficar encontrando meias desculpas.

A boa comunicação entre síndico e moradores é essencial para o bem-estar do condomínio. Por isso, a dificuldade de contato pode gerar insegurança, desconfiança e ser mais um sinal de que está na hora de trocar a administradora do condomínio.

ASSEMBLEIAS MAL CONDUZIDAS

É fato que a maioria dos moradores não gosta de participar das assembleias condominiais. Muitas dessas reuniões são longas e desorganizadas porque a própria administradora não planeja com antecedência. 

Se isso vem acontecendo, vale acender o sinal de alerta para trocar a administradora do condomínio, visando que as assembleias sejam mais objetivas, participativas e produtivas. 

SAIBA MAIS -> Se a administradora não cumpre as obrigações e os moradores estão insatisfeitos, é hora de mudar

A Gestão Patrimonial que o seu condomínio precisa, é com a Prolar!

Somos especialistas em oferecer as melhores soluções para garantir uma gestão financeira responsável e meticulosa, atendimento humanizado e especializado, com eficiência em resolução de conflitos para os condomínios de Caxias do Sul! 

Desde 1969, tudo sob controle!

Assembleias | Assessoria Contábil | Prestação de contas | Recursos Humanos | Cobrança | Assessoria jurídica | Orçamento | Manutenção 

FALE COM A PROLAR